O Google surgiu em 1998, nos Estados Unidos, no auge da popularização da internet residencial. A ideia de seus fundadores era organizar as informações on-line e torná-las acessíveis ao público em geral. Tarefa complexa, mas deu tão certo que o Google se tornou em pouco tempo a maior ferramenta de buscas do mundo. Aliás, é impossível desassociar a palavra internet de Google. São praticamente sinônimas, sobretudo no Brasil. A maioria esmagadora dos brasileiros recorre a ferramentas de busca quando quer saber algo. Vale qualquer coisa. O endereço de uma loja, um restaurante famoso, uma receita de bolo, descobrir o significado de uma palavra entre outras centenas de buscas que acontecem todos os dias. A lógica é simples: basta escrever no campo de pesquisa o que está procurando e o Google resolve o resto. Agora, você sabia que pode tornar suas buscas muito mais eficientes? Reunimos algumas dicas simples, mas que podem agilizar sua procura e torná-la mais precisa. Veja abaixo:    

Simplicidade

A premissa do Google nas buscas é: seja simples. Escreva uma palavra e clique em pesquisar. Não importa se escreveu certo, a ferramenta padroniza de forma automática para a palavra mais popular. Uma dica da ferramenta é escrever palavras com mais chances de aparecer, por exemplo, no lugar de “minha lâmpada queimou”, use “como trocar uma lâmpada”. Outra dica é utilizar um ou dois termos simples, assim a pesquisa fica mais ampla. Depois, refine a busca colocando mais palavras. Para saber uma definição, insira “define:” antes da palavra para conhecer o significado.

Frase certeira

Se deseja procurar por algo bem definido, use aspas. Por exemplo, “tradução do inglês para o português”. Assim, os resultados apresentados serão o dessa frase em sua reprodução literal e na ordem exata. Importante ressaltar que esse tipo de pesquisa pode excluir resultados relevantes, caso a página na web trate do tema, mas não tenha a frase exata que pesquisou. E não precisa se preocupar com o uso de maiúsculas ou minúsculas ou com pontuação. O Google não leva isso em consideração.

Site específico ou tipo de arquivo

Você pode fazer uma pesquisa de um site. É só colocar “site:” antes da palavra desejada. Assim: “site: gama”. A busca também pode ser por um tipo específico de site, como .org, .gov, .edu, .art entre outros (site: .gov). E também por tipos de arquivo. É só colocar “filetype:” e as três letras correspondentes ao tipo de arquivo (doc, pdf, xlx, etc.). Caso você deseje buscar páginas na web com conteúdo parecido, basta digitar “related:” e na sequência coloque o endereço do site que você gostou. O Google vai expor uma lista de páginas com conteúdos semelhantes.

Imagens

O Google possui uma busca avançada de imagem. Digite aquilo que está procurando e, em seguida, no menu logo abaixo da barra de pesquisa, escolha a opção imagem. Ou então, entre direto no endereço www.images.google.com. A pesquisa pode receber diferentes filtros, como tamanho, cor, tipo (rosto, foto, clip art, animação), tempo (em qualquer data, nas últimas 24 horas, na última semana) e direito de uso.

Valores e local

Quer comprar camisetas, mas quer encontrar preços em uma faixa de preço delimitada? É simples, só colocar “…” entre o valor mínimo e o máximo estabelecido. Desta maneira: “camisetas masculinas R$60…R$120”. Fica muito mais fácil encontrar aquilo que você quer.

Empresas na região

Para encontrar um comércio, um restaurante ou qualquer outro tipo de negócio, basta colocar o segmento de atuação e o local. Por exemplo, “comida italiana zona sul”. O Google mostra uma lista de lugares que estejam próximos, junto com um mapa para facilitar a visualização, informações de contato e até uma breve nota (indicada por estrelas).

Como se pode notar, o Google é muito mais inteligente do que imaginamos. Então vamos aproveitá-lo da melhor maneira possível.

 

0 Comments

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso