Photo by rawpixel on Unsplash

O governo brasileiro está trabalhando em um projeto para atrair imigrantes estrangeiros com currículo qualificado para o país. A proposta, liderada pelo Ministério das Relações Exteriores, deve ser apresentada no segundo semestre deste ano. A ideia principal é diminuir a burocracia e, assim, tornar mais fácil as condições para que os profissionais talentosos vejam o Brasil como um destino interessante.

“Estamos dedicando muita atenção ao regulamento que vai tratar da atração de mão de obra altamente qualificada para o país. O Brasil nunca teve uma política ativa de atrair esse profissional, que todos os países necessitam para o seu desenvolvimento e que são altamente disputados no mundo inteiro”, comenta Paulo Gustavo Lamsen de Sant’Anna, chefe da divisão de imigração no Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do Ministério de Relações Exteriores. Ainda de acordo com Sant’Anna, o governo vai definir as áreas estratégicas em que isso poderá ser feito.

Estímulo ao profissional brasileiro

Quando se fala de trabalho em terras estrangeiras, pode existir aquela dúvida: será que o profissional de fora vai ocupar uma vaga que poderia ser de um local? Se pensarmos que somos todos humanos que habitam o mesmo planeta, mas que apenas moram em locais diferentes, a resposta é simples: não.

Além disso, na visão de Diana Quintas, diretora de comunicação e marketing da Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional, a chegada de estrangeiros competentes no Brasil colabora com o país uma vez que estimula todo o mercado a se qualificar cada vez mais.

“Enquanto temos menos de um milhão de imigrantes no Brasil, temos mais de 3 milhões de brasileiros fora. Então, a questão migratória está longe de ser um problema para nossa mão de obra. Se pensarmos no Brasil como um país que recebe estrangeiro é porque investimentos estão sendo feitos no país. Isso é algo que vai impulsionar também a nossa economia”, aposta Diana.

Desafios para recebê-los bem

A chegada de novos profissionais ao ambiente corporativo foi tema recente do post “Sua empresa vai receber um estrangeiro? Saiba como acolhê-lo bem” que você pode ler aqui. Os desafios dessa nova realidade passam, inclusive, pelo idioma. O estrangeiro e seus pares de trabalho não podem esbarrar na barreira da língua, o que prejudicaria (e muito) o andamento dos trabalhos.

A dica, portanto, é preparar a equipe de trabalho para este novo momento e, também, contar com um profissional da área de tradução para auxiliar no estágio inicial, não importa se o idioma em questão são os mais tradicionais, como inglês e espanhol, ou menos populares como árabe, alemão, francês, entre outros.

E nunca é demais incentivar o estrangeiro a aprender a língua portuguesa para se sentir mais à vontade em seu novo país. O caminho inverso também é válido. Os profissionais que estarão próximo do estrangeiro podem aprender ou, se for o caso, aprimorar seus conhecimentos na língua em questão.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso