Dominar um segundo idioma deixou de ser um artigo de luxo para se tornar um diferencial, quase uma necessidade do mercado de trabalho hoje em dia. E, quanto mais cedo o indivíduo se coloca a aprender, maiores são as chances de ele encarar a nova língua com mais naturalidade.

Dentro desse contexto, as escolas bilíngues surgem como uma ótima alternativa para os pais que querem ver seus filhos crescerem dominando não só o português, sua língua materna, como também o inglês. Veja abaixo algumas vantagens de se estudar em uma escola bilíngue a curto, médio e longo prazo.

1. Desenvolvimento mais completo da criança

A capacidade de absorção é maior na primeira infância. O cérebro de uma criança funciona como uma esponja, capta com muito mais facilidade as informações e conhecimentos com os quais entra em contato. Daí a importância de começar a aprender a nova língua bem cedo. Os estímulos nessa fase da vida aumentam as conexões neurais, o que facilita o processo de aprendizagem.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Granada, na Espanha, aponta que o aprendizado de dois idiomas colabora na memória e no poder de atenção. De acordo com os pesquisadores, os bilíngues têm maior capacidade de lidar em situações de tomada de decisão, por exemplo.

2. Ampliar os horizontes e as possibilidades

O conhecimento do inglês é um atributo que pode fazer a diferença na hora da busca por uma vaga no mercado de trabalho, principalmente para um jovem ainda sem experiência. Logo, a fluência na segunda língua pode ser determinante para o preenchimento da vaga. Além disso, quem sabe inglês tem maiores chances de ganhar um salário melhor. Uma pesquisa da Catho revelou que o domínio da língua inglesa tem condições de elevar o salário em até 61%.

Mas o ganho não é apenas financeiro. Uma criança alfabetizada em dois idiomas ganha também do ponto de vista cultural. Um bilíngue tem mais condições de aproveitar uma viagem ao exterior, consegue se comunicar com excelência com pessoas de outras culturas e tradições, entre outras conveniências.

3. Certeza da fluência

Como já mencionamos, as crianças conseguem absorver melhor as informações. Portanto, quando estuda em uma escola bilíngue séria e competente desde pequena, a criança consegue ser fluente no inglês com mais naturalidade quando comparado com alguém que estuda inglês numa escola à parte. O tempo de aprendizado pode ser mais rápido, inclusive porque o envolvimento com a língua acaba sendo muito maior na escola tradicional. Aprender outras disciplinas da grade curricular em inglês diariamente torna a fluência uma mera questão de tempo.

4. Maior empatia desde cedo

Conforme um estudo da Universidade de Princeton, indivíduos bilíngues são mais propensos a desenvolver a empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Isso porque conseguem bloquear informações que já conhecem com mais facilidade e focar no ponto de vista do outro, em um procedimento semelhante ao que fazem no momento em que trocam de idioma na mente. Cultivar esse valor desde pequeno é importante tanto para a vida profissional quanto para o lado pessoal. A sociedade agradece.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso