Photo by Stefan Widua on Unsplash

Falar na Alemanha nos remete quase que instantaneamente ao 7 a 1. Traumas esportivos à parte, a verdade é que o alemão, o idioma oficial do país, é uma língua rica do ponto de vista cultural, importante na comunicação do mundo e, além de tudo, belíssima. E é isso o que realmente importa neste post. Por isso, selecionamos abaixo 10 curiosidades da língua alemã. Confira!

Mais de 100 milhões de falantes

A língua alemã é utilizada por mais de 130 milhões de pessoas no mundo, segundo informações do site Ethnologue. É o idioma mais falado da União Europeia (um em cada três europeus fala alemão), e a língua oficial de Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Suíça, Luxemburgo e parte da Itália. Na lista dos idiomas mais falados do mundo, o alemão ocupa a décima-quinta posição, conforme o Ethnologue.

Três gêneros

O alemão tem a fama de ser um idioma difícil de se aprender, principalmente para os que têm o português como língua materna. Parte dessa complexidade se atribui aos três gêneros característicos da gramática. Além do masculino (der) e do feminino (die), existe o neutro (das).

Números ao contrário

Uma das particularidades do idioma alemão está na forma como se fala e escreve os números. Entre o 21 e o 99, inverte-se a forma de expressão. Por exemplo, o 48 (quarenta e oito por aqui), na verdade é oito e quarenta. E quem tem 65 anos, em alemão tem cinco e sessenta. Diferente, não é mesmo?

Martinho Lutero e a tradução

O principal protagonista da Reforma Protestante, Martinho Lutero, que confrontou os dogmas da igreja católica em 1517, foi um dos primeiros tradutores da bíblia do latim para o alemão. Seu trabalho se diferenciou porque o monge unificou alguns dialetos, dando um tom mais popular às escrituras sagradas.

Palavra com 44 letras

O Duden, o mais respeitado dicionário da língua alemã, registra a palavra: “Aufmerksamkeitsdefizit-Hyperaktivitätsstörung” (que significa transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), como a mais longa do compêndio, com um total de intermináveis 44 letras.

Patrimônio cultural no Brasil

O alemão tem forte influência cultural na região Sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas é no Espírito Santo que a língua alemã foi considerada um patrimônio cultural do estado a partir da PEC 11/2009.

Porco da sorte

Uma expressão curiosa do alemão está relacionada ao porco, animal bastante tradicional na culinária local, inclusive. “Schwein gehabt!”, que traduzido para o português quer dizer “Você teve um porco!”, é utilizada em casos em que se remete à sorte, como ser premiado em um sorteio com milhares de concorrentes.

Livros em alemão

Literatura e língua alemã têm tudo a ver. A Alemanha se destaca por ser um dos países do mundo em que mais se publica livro. Um dos eventos literários mais importantes do mundo, senão o mais importante, acontece em Frankfurt. O evento reúne mais de 7 mil expositores de 100 países. Franz Kafka, Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Nietzsche são nomes importantes que publicaram em alemão.

Alemão científico

Quando o assunto é ciência, o alemão se destaca como o segundo idioma mais importante relacionado ao tema. Além disso, vale mencionar que a Alemanha ocupa o terceiro lugar no ranking mundial no que diz respeito à contribuição em pesquisa e desenvolvimento, de acordo com o Goethe-Institut.

Promoção no Brasil

Um dos meios de expansão do idioma alemão no mundo acontece por meio do Goethe-Institut, instituto cultural oficial da Alemanha que, entre outras atividades, oferece aulas para aprendizado da língua. No Brasil, são cinco unidades em diferentes capitais: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Fica a dica para quem quer aprender ou aprimorar os conhecimentos em alemão.

Leave a comment