Photo by Trevor Cole on Unsplash

O Brasil é hoje o país com o maior número de falantes da língua portuguesa no mundo. A cada dez falantes do idioma, oito são brasileiros. Isso acontece, principalmente, pela grande população do país, que tem hoje aproximadamente 210 milhões de habitantes. 

Porém, essa realidade tende a mudar nos próximos anos. A tendência é que o continente africano concentre a maior população de falantes da língua portuguesa. Essa, ao menos, é a visão de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

“A partir de 2050, essa realidade começará a mudar e o crescimento demográfico de Angola e Moçambique, somado a uma redução da população no Brasil, puxará o pêndulo da língua portuguesa para o continente africano”, acredita o ministro português.

Leia também:

Dia Mundial da Língua Portuguesa é definido como 5 de maio

Palavras aportuguesadas: uma incorporação à cultura nacional

“Há, neste momento, no mundo, mais de 250 milhões de falantes do português como língua materna ou segunda língua – quatro quintos dos quais são brasileiros. E, quando olho para o futuro, ao longo deste século, o que vai acontecer? O número de falantes vai chegar a 500 milhões e a maioria vai passar a ser de africanos”, afirma.

O crescimento e o dinamismo da língua portuguesa

A relevância da língua portuguesa tem crescido em todo o mundo. A Unesco, aliás, diz que a língua é uma das três que mais vai ganhar importância no contexto mundial. De acordo com Augusto Santos Silva, três exemplos recentes ilustram essa expansão da língua portuguesa para além das fronteiras dos países que a utilizam no seu dia a dia.

Primeiro, o bem-sucedido início de aulas de português na Escola de Línguas das Nações Unidas com patrocínio luso-brasileiro. Segundo, o fato de, em outubro, ser anunciada a primeira escola bilíngue em português e inglês em Londres, capital da Inglaterra. Terceiro, um protocolo de intenções firmado junto à Universidade de Sevilha, na Espanha, para ensino da língua portuguesa e que já conta com 130 inscrições.

Além disso, outro exemplo latente é o interesse pelo aprendizado do idioma na China, principalmente em Macau, conforme informações do Instituto Camões e o Instituto Português no Oriente. Essa aproximação do país asiático com a língua portuguesa está intimamente ligada às relações comerciais da China com o Fórum Macau, plataforma fundada em 2003 que visa cooperação econômica com os países de língua portuguesa.

Recentemente, o Brasil anunciou a criação de um instituto brasileiro para ensino do idioma, semelhante ao Instituto Camões, de Portugal. Trata-se do Instituto Guimarães Rosa, que homenageia o escritor brasileiro. A iniciativa, inclusive, é celebrada pelo chanceler português Santos Silva, para quem o novo instituto vai colaborar na promoção internacional da língua portuguesa.

Nove países, dos quais seis africanos

O ministro lusitano também chama a atenção para a grande plasticidade e dinamismo da língua. “Começou por ser europeia, a língua de Camões. Depois, passou a ser brasileira. A língua portuguesa hoje é, sobretudo, uma língua brasileira. É a língua do Chico Buarque ou da Clarice Lispector. E, ao longo deste século, vai passar a ser uma língua africana. Uma língua de angolanos, moçambicanos, a língua de Mia Couto, a língua do Luandino Vieira ou do Pepetela. É uma língua extremamente dinâmica”, considerou.

Atualmente, o português é língua oficial em nove países, assim como no território chinês de Macau. São eles: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Seis dos nove membros da CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa, são países africanos.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso