As línguas do Reino Unido

O Reino Unido é formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e a Irlanda do Norte, que juntos somam aproximadamente 63 milhões de pessoas. E, embora o Reino Unido não tenha uma língua oficial definida, o inglês é disparado a língua predominante, falada por cerca de 90% das pessoas que vivem nesta região. 

O curioso é que os países membros da Reino Unido, embora pertençam a uma comunidade maior, mantêm vivas suas tradições mais individuais, o que pode ser visto na manutenção das línguas oficiais. Cada um dos quatro países tem sua língua própria como parte de sua cultura, e parecem nutrir muito orgulho disso. 

Na Escócia, o escocês aparece como língua oficial. Já no País de Gales, o galês surge como idioma reconhecido, enquanto na Irlanda do Norte, o irlandês, também conhecido como gaélico, tem seu espaço. O que eles têm em comum? São línguas de origem celta e são bem antigas; calcula-se que tenham mais de 3 mil anos.

Além do inglês, apenas o irlandês faz parte da lista de línguas oficiais da União Europeia. Enquanto o primeiro ingressou na UE em 1973, o irlandês passou a fazer parte da comunidade apenas em 2007. 

O inglês, da Inglaterra, já conhecemos bem. Afinal, é a língua universal e a terceira mais falada em todo o mundo, atrás apenas de mandarim e espanhol. Portanto, confira abaixo um pouco mais das línguas faladas na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte.

Escocês

A Escócia tem o inglês como língua oficial, mas não só ele. A língua ânglica escocesa e a gaélica escocesa, ou escocês, também são consideradas idiomas oficiais. Hoje em dia, o escocês tem um alcance pequeno. Estima-se que a língua é falada por 1% da população do país, ou quase 60 mil pessoas.

Apesar do número reduzido, nota-se um movimento ascendente de crescimento do idioma. De acordo com o último censo do país, vem subindo o número de estudantes que acabam se utilizando do gaélico escocês como principal língua dentro de casa. Além disso, vem subindo também o número de alunos inscritos em escolas que utilizam essa língua. 

Galês

O galês é uma língua histórica falada na região há mais de 1.000 anos. E, junto com o inglês, é a língua oficial do País de Gales. No século passado, com a ascensão do inglês no mundo, o galês acabou perdendo espaço no país, com o número de falantes no dia a dia caindo drasticamente. 

No entanto, houve um movimento do governo a fim de resgatar e fortalecer a língua tradicional. E a ação parece ter surtido efeito positivo. Hoje, quase 30% da população diz dominar o galês. 

Curiosidade: na Argentina, na província de Chubut é possível observar alguma presença do galês. Isso porque um grande número de imigrantes galeses chegou até o local em 1865. Quem poderia imaginar?

Irlandês

A Irlanda do Norte não tem uma língua oficialmente estabelecida. O inglês é utilizado no dia a dia como língua majoritária. Mas, o irlandês e o scots de Ulster são reconhecidas no país como línguas minoritárias. Esta última é falada em partes da província do Ulster, que abrange os seis condados da Irlanda do Norte, bem como três da República da Irlanda.

E por falar na República da Irlanda, vale mencionar que o irlandês, também conhecido como gaélico, tem enorme importância neste país, que se tornou soberano em 1922. Não à toa é considerada a primeira língua do país, à frente do inglês, que está em segundo lugar. 

A explicação é que por anos a República da Irlanda foi colônia do Reino Unido. Nesse período, é bom que se diga, o gaélico era desconsiderado. Quando veio a independência no século XX, contudo, a língua passou a ser um símbolo de resistência.

Leave a comment