O planeta Terra é um caldeirão cultural evidenciado pela riqueza de línguas. Para se ter uma noção dessa diversidade, no mundo são nada menos do que 7.117 línguas vivas, e uma população estimada em 7,5 bilhões de pessoas. 

Desse total, 540 são institucionalizadas, 1.549 estão em fase de desenvolvimento e outras 2.102 estão fortes e vigorosas. Por outro lado, 1.944 estão em dificuldades, e outras 982 estão morrendo. As informações são do compêndio Ethnologue, a maior referência em estudos de língua atualmente no mundo.

Leia também:

Médico enfrenta fake news sobre coronavírus com material traduzido para diversos idiomas

Wiñaypacha: filme em língua aimará toca em questões sociais

Atlas revela alfabetos que correm risco de extinção

Quando dividimos esses números por continentes, encontramos algumas informações interessantes. Por exemplo, a variedade de línguas vivas hoje na África, disparada a região com maior diversidade. Também, a grande quantidade de línguas em extinção no continente americano, o maior em comparação com os outros quatro blocos.

Veja abaixo o raio-X das línguas divididas pelos continentes. 

África

A população do continente africano é de 1,2 bilhão de pessoas. No populoso continente, são 2.140 línguas vivas, o maior entre todos os continentes. São 197 institucionalizadas, 536 em desenvolvimento, 905 consideradas vigorosas, 373 sob ameaça e 129 em fase de desaparecimento. Neste último dado, chama a atenção a preservação da cultura falada e escrita, já que o número de línguas que estão saindo de cena é baixo em relação às línguas vivas.

América

Com 1 bilhão de pessoas reunidas na América, hoje são 1.059 línguas vivas, de acordo com o Ethnologue. Dessa, apenas 34 são institucionalizadas, 224 seguem em desenvolvimento e 156 estão fortalecidas. Na outra ponta, 271 constam como em apuros, ou seja, estão em ameaça real e mais 374 estão morrendo. Aqui, o número de línguas em processo de desaparecimento parece proporcionalmente alto em comparação com as línguas vivas. Também vale mencionar que esse número é o mais alto entre os continentes.

Ásia

O continente asiático é o mais populoso do mundo, com impressionantes 4,4 bilhões de pessoas. Apesar disso, o número de línguas vivas é de 2.036, o segundo maior, atrás da África. Dessas, 199 são institucionalizadas e 363 estão em pleno desenvolvimento. Destaque para as 871 línguas em apuros, disparado o maior entre todos os continentes, dado que merece atenção especial. Por fim, outras 201 línguas asiáticas estão morrendo. 

Europa

A população europeia é de 746 milhões, e são 289 línguas vivas, o menor entre os cinco continentes em questão, e o único na casa das dezenas e não dos milhares, como os outros quatro. São 72 línguas institucionais, os mesmos 72 em desenvolvimento e mais 22 vigorosas. Se 72 estão evoluindo, outras 71 aparecem em reais dificuldades, enquanto 52 línguas estão morrendo. Logo, quando se olha para o todo, constata-se que a Europa tem questões por resolver quanto à preservação das línguas.

Oceania

Por último, a Oceania é o continente com o menor número de pessoas. A população é de 40,9 milhões, mas com um número alto proporcionalmente de línguas vivas: 1.323. Dessas, são apenas 38 institucionalizadas (atrás apenas da América), 354 em desenvolvimento e 347 vigorosas. Já as línguas em apuros somam 358 (bem próxima das em desenvolvimento e das fortalecidas) e mais 226 línguas nesse continente estão morrendo.

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso