A plataforma mundial de ensino de idiomas Duolingo anunciou que vai lançar em breve cinco novos cursos, todos com idiomas ameaçados de extinção. De acordo com a empresa, vão integrar a plataforma os cursos de maori (Nova Zelândia), crioulo haitiano (Haiti), tagalo (Filipinas), zulu e xhosa (África do Sul).

Todas estas línguas, que estão ameaçadas de extinção ou são pouco conhecidas, com poucos falantes, têm chances pequenas de serem levadas para as próximas gerações, e podem perder todos os seus falantes nativos.

Leia também:

Russo: veja 6 curiosidades sobre a língua

Extinção de línguas indígenas impacta no conhecimento sobre plantas medicinais

Projeto faz mapeamento sonoro de sete línguas faladas no Rio Grande do Sul

É bom lembrar: há alguns anos a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, chama a atenção sobre a ameaça de extinção de alguns idiomas. Acredita-se que 43% das seis mil línguas faladas em todo o mundo correm sérios riscos de desaparecer. Entre eles, estima-se que quase 200 estejam no Brasil.

Contribuição da plataforma para preservação de línguas

As aulas ainda estão em fase de desenvolvimento e serão incluídas no cardápio de opções da plataforma em breve (a perspectiva é início de 2022), a princípio, para os falantes da língua inglesa. Ainda não há certeza se os novos idiomas ficarão disponíveis aos falantes de língua portuguesa.

O desenvolvimento dos novos cursos está alinhado com a iniciativa do Duolingo de contribuir para proteger não apenas os idiomas, como também suas culturas. Atualmente, o aplicativo já conta com sete idiomas considerados minoritários em seu portfólio, são eles: havaiano, navajo, escocês gaélico, irlandês, galês, guarani e iídiche, que foram lançados no início de 2021.

Os cursos de línguas sul-africanas (zulu e xhosa) foram feitos em parceria com uma ONG Nal’ibali, que promove, entre outras coisas, a leitura plurilinguística. O trabalho pretende trazer uma maneira totalmente diferente de aprender.

Olhar a língua é valorizar a cultura

“Aprender um novo idioma vai muito além do que apenas compreender uma nova língua, é sobre saber interpretar a cultura do outro país e preservar a riqueza do seu passado. E não há maneira melhor de manter essas culturas vivas do que tornar o seu idioma acessível para todos, com diversão, eficácia e motivação, que são os pilares do Duolingo”, afirma Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.

Hoje, o Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o aplicativo educacional mais baixado do mundo, conta com mais de 100 cursos oferecidos em mais de 40 diferentes idiomas.

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso