Um espaço democrático com conteúdo de qualidade disponível a todos, sem exceção. Assim é o Portal Domínio Público. O objetivo central do espaço, lançado ainda em 2004, é compartilhar conhecimentos a partir de uma ampla biblioteca virtual e gratuita.

Leia também:

Muito além da língua: comidas típicas da América Latina

Mais de 1.500 idiomas podem se perder até o final do século, diz estudo

Veja curiosidades sobre as línguas na União Europeia

Na página www.dominiopublico.gov.br, são oferecidas obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que foram devidamente autorizadas para sua divulgação, respeitando a lei de direitos autorais. Ou seja, é um meio de entregar material rico a professores, estudantes e pesquisadores.

Materiais em diferentes idiomas

Além disso, o espaço também preserva o patrimônio cultural brasileiro e, também, universal, já que a biblioteca conta com obras em dezesseis idiomas, entre eles inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, dinamarquês, finlandês, sueco, latim, entre outros.

Assim, o Portal Domínio Público colabora para o desenvolvimento da educação e da cultura, bem como aprimora o processo de construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil. E sem custo algum aos interessados.

De acordo com a biblioteca virtual, hoje são exatas 189.982 mídias cadastradas, sendo 174.376 textos, 11.906 imagens, 2.493 sons e 1.207 vídeos. Desde o seu lançamento, já foram baixados 61.941.192 arquivos de forma gratuita.

Busca ampla e conteúdos diversificados

Para consulta e download, o visitante pode pesquisar por tipo de Mídia, Categoria, Autor, Título ou Idioma. Por exemplo, em texto, pode-se pesquisar obras de administração, arquitetura, história, filosofia, línguas, comunicação, meio ambiente, entre outros.

No caso de Imagens, a busca contempla, entre outros itens, fotografia, gravura, ilustração, pintura e mapa. Já em Som, é possível encontrar blues, jazz, música erudita, música contemporânea, pop rock, hinos etc. Em Vídeos, há um material sobre educação ambiental, além de materiais diversos oferecidos pela TV Escola, com aulas sobre arte, ciência, matemática, geografia, história etc.

O visitante pode encontrar no espaço de literatura a obra completa de Machado de Assis, conteúdos de Fernando Pessoa, Artur Azevedo, Mark Twain, Marcel Proust, Leo Tolstoy, William Shakespeare, entre muitos outros. Em filosofia, entre os autores estão John Locke, Platão, Friedrich Engels, Immanuel Kant, René Descartes, entre outros autores.

Vale demais a consulta!

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso