Recentemente, a plataforma mundial de estudos de línguas Duolingo divulgou seu relatório de 2021, que mostra dados interessantes do Brasil e do mundo relacionados aos idiomas. O documento traz as últimas tendências linguísticas e comportamentos dos alunos com base em informações de mais de 500 milhões de alunos.

De acordo com o material do Duolingo, que oferece mais de 100 cursos que ensinam 40 idiomas, as 10 principais línguas estudadas em todo o mundo em 2021 foram pela ordem: inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, italiano, coreano, chinês, russo e português.

Leia também:

Língua portuguesa avança pelo mundo

Domínio Público: a biblioteca virtual disponível para todos

Muito além da língua: comidas típicas da América Latina

Já o ranking dos países que completaram mais lições por aluno no ano passado foram República Tcheca, Japão, Bielorrússia, Alemanha e Hungria. Aqui, destaque para os avanços da República Tcheca e da Bielorrússia, e ligeiras quedas para a Alemanha, que liderava o ranking e agora é a quarta colocada, e a Hungria, que antes aparecia em terceiro lugar e agora é a quinta colocada.

Línguas asiáticas seguem em crescimento no mundo

Um fato curioso foi o avanço continuado dos idiomas asiáticos – especialmente japonês e coreano –, fato que já tinha sido evidenciado em 2020. Por exemplo, o japonês superou o italiano globalmente e agora é o 5º lugar no ranking de idiomas mais populares para estudar. Além disso, hoje é o idioma que mais cresce nos EUA e no Reino Unido.

O coreano, por sua vez, manteve-se como o sétimo idioma mais popular para estudar no mundo, e aparece como o idioma que mais cresce no Brasil, França, Alemanha, Índia e México, além do segundo idioma de crescimento mais rápido no Japão. 

O chinês, em 2020, era a 10ª língua mais popular. No ano passado, porém, ultrapassou o russo e o português e agora é o 8º lugar em todo o mundo. Mais: o idioma do gigante asiático é também um dos 5 que mais crescem no México e no Brasil.

No Brasil? Inglês, espanhol, francês e… turco

Olhando especialmente para o Brasil, que contempla mais de 30 milhões de usuários da plataforma educacional no país, o inglês segue como a língua mais estudada por aqui. Em segundo lugar ficou o espanhol, seguido por francês, italiano e o português (ele mesmo). De acordo com o Duolingo, a língua portuguesa aparece na lista por conta do aumento de imigrantes e turistas que querem aprender a língua local.

De acordo com o Duolingo, 60% das pessoas que utilizaram a plataforma em 2021 e moram no Brasil, optaram em aprender a língua inglesa. O motivo? Reforço escolar foi mencionado por 32,7% dos aprendizes, seguido de viagens ao exterior (20%) e trabalho (15,8%).

Ainda conforme o relatório, destaque para o turco quando o assunto são os idiomas com maior crescimento no mercado nacional. Acredita-se que o turco lidera a lista em razão do sucesso das novelas e filmes produzidos naquele país, despertando a curiosidade para a cultura turca. Nesse ranking, o japonês surge em segundo lugar, superando o coreano, que ocupava a posição em 2020. Fecham a lista do top 5 as línguas chinesa, coreana e árabe.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso