Photo by Pirata Studio Film on Unsplash

Mais do que nutrir corpos e mentes, a alimentação envolve outros fatores, incluindo aspectos históricos e culturais de uma nação. É por isso que a gastronomia desperta tanto interesse. É por meio dos sabores, temperos e combinações que conhecemos um pouco mais das tradições de um país.

Quando potencializamos isso para uma região, podemos enxergar ainda mais as particularidades gastronômicas. E se olharmos exclusivamente para América Latina, encontramos uma rica variedade, com pratos que encantam aos mais diferentes paladares. Afinal, por aqui encontramos influências indígenas, africanas e europeias.

Leia também:

Mais de 1.500 idiomas podem se perder até o final do século, diz estudo

Como desejar boas festas em diferentes idiomas

Pesquisadores lançam mapa interativo com 34 línguas indígenas faladas no Pará

Vamos explorar um pouco da cultura gastronômica de países da América Latina?

Brasil

Então, vamos começar pelo Brasil, país de proporções continentais, único a falar a língua portuguesa na região, dominada pelo espanhol. A diversidade e pratos regionais dão a tônica da culinária tupiniquim. 

Dizem que as melhores pizzas do mundo estão em São Paulo, embora essa não seja uma iguaria que podemos chamar de nossa. Em todo caso, um prato famoso que temos por aqui é a feijoada, consumida tradicionalmente às quartas-feiras e sábados. A combinação você já sabe: feijão preto cozido com diferentes tipos de carne de porco e de boi, acompanhado de arroz branco, couve, farofa e laranja.

Venezuela

Por falar em arroz e feijão, a cara do Brasil, nossos vizinhos da Venezuela também adoram essa combinação. O chamado pabellón criollo pode ser servido junto com carne desfiada e fatias de banana madura frita, além de queijo branco. Podemos fazer esse prato por aqui também, não é mesmo?

arepa rellena também é encontrada por lá. Trata-se de uma massa feita de farinha de milho com formato de uma bola achatada. Seu recheio é bem variado, mas geralmente levam algum tipo de carne.

Argentina

A gastronomia da Argentina é um pouco diferente na América Latina porque os argentinos receberam forte influência de europeus, como Itália e Espanha, que ajuda a entender o motivo pelo qual a carne é tão importante naquele país.

Por exemplo, a parrillada é bem tradicional. Consiste em cortes de carne assados na parrilla, onde também é possível assar milho e embutidos, como a morcilla, uma espécie de linguiça, que tem cor preta em razão do sangue coagulado usado na preparação. 

Vale citar também a medialuna, que se parece com o croissant francês, que pode ser encontrada sem dificuldades nas padarias com recheios variados, como doce de leite e goiabada, por exemplo. E as empanadas, recheadas com queijos e carnes. Por fim, impossível não falar do doce de leite argentino e do alfajor, muito bem representados pela Havanna.

Chile

Como falamos de empanadas, seguimos com os chilenos, que também fazem saborosas empanadas. A chilena, porém, tem recheios de frutos do mar e passas. O pastel de choclo é mais uma delícia do Chile, uma espécie de torta que une milho moído, carne, cebola picada com pedaços de frango, ovo cozido e azeitonas.

Outro prato típico do Chile, que também é bastante visto no Peru, é a cazuela, feita com carne de boi ou frango e vegetais misturados, como abóbora, milho e batata.

Peru

Os peruanos são famosos no mundo todo pelo ceviche, que é feito a partir de peixe cru, milho roxo, cebola e vários outros ingredientes que são cozidos no caldo de limão. Já o lomo saltado tem a ver com a presença de orientais. O prato consiste em fatias de filé com legumes e batatas fritas, cobertos por um molho à base de shoyu.

Uruguai

Destaque para asado de tira, um prato clássico do país. Nada mais é do que a melhor parte da costela do animal, cortada em formato de tiras, com o osso e um pouco de gordura. 

chivito é mais um bom exemplo do que os uruguaios adoram. O lanche (que guarda alguma semelhança com o nosso x-tudo), lembra um lanche bem recheado. No lugar do hambúrguer, vem com cortes mais nobres. A carne é retirada do miolo do filé mignon, sendo muito macia e suculenta. 

Colômbia

Fechamos com a Colômbia e suas arepas. Feitas usando farinha de milho, com um formato arredondado, elas lembram uma panqueca, só que mais grossa. Podem ser recheadas com queijo, carnes, ou até mesmo manteiga, apenas. 

Já a bandeja paisa conta com ovo frito, carne moída, arroz, feijão, arepa e abacate. Além disso, também pode contar com o chicharrón, que parece um torresmo, e o plátano, uma espécie de chips de banana.

Deu água na boca aí também?

Leave a comment