Francesa Annie Ernaux ganha Prêmio Nobel de Literatura 2022

A escritora francesa Annie Ernaux foi a grande vencedora do tradicional Prêmio Nobel de Literatura em sua edição 2022. De acordo com a Academia Sueca, responsável pela distinção, o prêmio foi entregue por conta da “coragem e acuidade clínica, com os quais descobre as raízes, os distanciamentos e as restrições coletivas da memória pessoal”. Ernaux é a primeira mulher francesa a levar o prêmio, e 17ª mulher na história da premiação centenária.

Vale lembrar que o Prêmio Nobel de Literatura, criado em 1901, é uma das mais importantes premiações em todo o mundo. Ele nasceu com o objetivo de homenagear autores que produzem obras literárias de grande relevância nos quatro cantos do mundo. Para concorrer, em princípio é preciso ser indicado por professores, cientistas e intelectuais. Depois, passar por uma curadoria da própria Academia Sueca de Letras.

Leia também:

Conheça os principais desafios da tradução técnica

Pesquisadores desenvolvem teclado digital específico para 40 línguas indígenas

Em quais situações devo contratar serviços de tradução profissional?

A francesa, considerada um dos grandes nomes da literatura contemporânea, é conhecida por escrever romances relacionados à vida cotidiana em seu país. Em suas obras – que podem ser encontradas nas livrarias brasileiras – Ernaux trata de temas pessoais, que envolvem, por exemplo, relações familiares e de classe, além de violência e aborto.

Quase 20 livros e um estilo autobiográfico

Annie Ernaux, professora universitária de Literatura, ao longo de sua carreira como escritora já escreveu quase 20 livros. Seu estilo é essencialmente autobiográfico, e inclui retratos de uma mulher que evolui em meio às grandes mudanças na sociedade francesa, sobretudo no pós-guerra. As obras de Annie Ernaux costumam ter uma leitura fluida, mesmo que aborde temas mais densos e complexos.

“É um texto implacavelmente honesto, onde entre parênteses ela acrescenta reflexões em uma voz vitalmente lúcida, dirigindo-se a si mesma e ao leitor em um único e mesmo fluxo”, disse a Academia Sueca.

A autora de 82 anos fez sua estreia como autora ainda em 1974, com o romance “Les Armoires Vides”, que, inclusive, não foi lançado aqui no Brasil. Interessante que só em 2008 ela conquistou o reconhecimento internacional, depois da publicação de “Os Anos”, que deu a Annie o prêmio Renaudot. 

De acordo com a Academia, este livro é o projeto mais ambicioso da autora, que acabou lhe dando uma reputação internacional, além de uma série de leitores, seguidores e discípulos.

Três livros de Annie Ernaux para ler em português

Agora que você já conhece um pouco sobre a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, que tal ler algumas de suas obras, se ainda não o fez. Entre os livros de Annie Ernaux publicados no Brasil estão “O Lugar”, que, a partir da morte do pai, aprofunda nas relações familiares e de classe.

“Os Anos” é uma autobiografia impessoal, na qual Annie aborda seis décadas de eventos, como por exemplo a virada do milênio e os avanços tecnológicos. Muitos consideram este o livro mais importante da autora francesa.

Por fim, “A Vergonha” trata da própria história da autora, incluindo um evento traumático de violência doméstica envolvendo o pai dela contra a mãe.

Leave a comment