Estudar e aprender um idioma nunca foi tão fácil. Hoje em dia existem centenas de escolas ofertando cursos de idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outros, cada uma com sua metodologia de ensino. Existem também boas opções de aplicativos ou escolas on-line que oferecem um aprendizado dinâmico e interativo no conforto do sofá de casa ou na mesa do escritório. Além, é claro, dos profissionais autônomos que se dispõem a ensinar um idioma em aulas particulares, às vezes com um objetivo e um foco definido.

Ofertas no mercado não faltam, e os custos envolvidos são bastantes variáveis. Tem para todos os bolsos. Aprender um novo idioma é ampliar os horizontes, ter mais autonomia, maiores oportunidades profissionais entre tantos outros benefícios. Neste post vamos dar algumas dicas para você começar a estudar e permanecer firme até dominar o idioma que desejar.

1. Defina com segurança qual idioma quer aprender

Você quer aprender um novo idioma por lazer ou necessidade? Antes da escolha do idioma, faça essa pergunta a si mesmo. Se este será seu primeiro idioma (além do português), a sugestão é começar pelo inglês, o idioma global, ou o espanhol, também muito falado no mundo e nos países que estão ao redor aqui do Brasil. É evidente que, mesmo que não saiba nenhum desses dois idiomas, nada o impede de aprender francês, italiano, japonês, turco, mandarim, entre tantos outros. O importante é fazer a escolha consciente e seguir obstinado em sua decisão pessoal.

2. Escolha o método que mais lhe agrada

Cada um tem um estilo e uma preferência. Alguns gostam do ambiente de sala de aula e não abrem mão de ir à escola de idiomas. Outros preferem fazer uso das tecnologias e estudar em casa por meio de sites e aplicativos especializados no ensino de idiomas. O importante é fazer a opção que mais lhe agrada e pesquisar bem a metodologia de ensino para saber com qual se identifica mais. Se possível, consulte familiares e amigos que já estudaram ou estão estudando e peça boas referências.

3. Tenha paciência e persistência

Tudo que envolve o novo causa alguma estranheza no início, e com o aprendizado de um novo idioma isso não é diferente. Portanto, não se cobre em demasia no começo dos estudos. O aprendizado deve ser constante, na dose certa. Só assim a evolução será consistente e duradoura. E não desanime, porque o começo pode ser mesmo complicado. Faz parte do processo. Logo, mantenha-se seguro e persista, e quando menos perceber estará fluente. Carregue sempre o desejo de aprender e desperte o seu lado curioso, pois isso lhe ajudará no dia a dia dos estudos.

4. Mergulhe na cultura do idioma

Mais do que assistir as aulas e fazer os exercícios propostos pela escola e professor, faça uma imersão na cultura em que se fala o idioma estudado. Conheça a cultura e a forma de pensar do seu povo, conheça as características do país em questão e tudo o que o cerca. Uma visita também seria muita bem-vinda. E uma dica: descubra as grandes obras literárias, músicas e os filmes e tente se familiarizar com eles. Os filmes, por exemplo, são um grande aliado no aprendizado de um novo idioma. Assista ao mesmo filme três vezes, a primeira com legenda em português, a segunda com legenda no idioma que está estudando e a terceira sem legenda. O aprendizado será excelente, pode acreditar.

5. Pratique. Quanto mais, melhor

Parte importante dos estudos passa por praticar o que se aprende na teoria. Faça exercícios incansavelmente e fale tanto quanto puder, seja com amigos próximos, colegas de estudos e até mesmo sozinho, em algumas situações. Explore os sons, a pronúncia e tudo o que envolve a prática do idioma, sem medo de errar. E faça dessa prática algo divertido, um verdadeiro hobby.

Leave a comment