O continente americano, localizado entre o oceano Pacífico e o Atlântico, é o segundo mais extenso do planeta, atrás apenas da Ásia. Sua área total é de 42.189.120 km² e mais de 902 milhões de pessoas vivem nessa região, que compreende a América do Norte, a América Central e a América do Sul. Somados, esse conjunto de terras corresponde a 8,3% da superfície total do globo, e 14% da população humana.

Canadá, Estados Unidos e Brasil são os três maiores países de toda a América, os dois primeiros localizados na América do Norte e o último na América do Sul. Os três países também estão presentes na lista das dez maiores economias do mundo – EUA (primeiro), Brasil (nono) e Canadá (décimo), o que evidencia a força da região. O Canadá é o maior estado soberano da América, com 9.984.678 km², enquanto São Cristóvão e Nevis, com 261 km, é o menor. Já o mais populoso é os Estados Unidos, com mais de 320 milhões de pessoas.

A população da América é bem variada. É formada por diferentes tipos de povos; podemos citar os índios, os europeus (espanhóis, ingleses, italianos, portugueses, franceses, entre outros), além de asiáticos, africanos e mestiços. Essa abrangência cultural trouxe junto muitos idiomas. Conforme informações do site Ethnologue, a América tem hoje 1.061 línguas vivas, considerando a América do Norte (256), a América Central (326), a América do Sul (456) e o Caribe (23). Dessas, 37 são institucionais, 237 estão em desenvolvimento, 139 são avaliadas como vigorosas, 307 estão com problemas e 341 estão deixando de existir. As línguas mais faladas são: inglês, espanhol, português e francês.

América do Norte

A América do Norte, cuja população é de 522 milhões de habitantes, é formada por apenas três países, porém, de dimensões continentais. São eles: Canadá, Estados Unidos e México. Nos Estados Unidos, a língua oficial é o inglês, e o México é o país com o maior número de falantes do espanhol do globo terrestre. O Canadá destoa dos outros dois países por ser bilíngue. O inglês tem maior presença, é a língua materna de 58% dos canadenses, e o francês aparece como primeira língua de 22% da população do país. Quase 6 milhões de cidadãos canadenses (ou 17,5% da população) falam os dois idiomas.

América do Sul

A América do Sul é formada por doze países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela – e tem mais de 420 milhões de habitantes, dos quais praticamente 50% de brasileiros. A língua oficial do Suriname é o holandês, já na Guiana, o idioma oficial é o inglês. No Brasil, é o português (o único em todo o continente). Em todos os outros nove países, fala-se o espanhol como a língua principal. As línguas indígenas também têm sua força na América do Sul e aparecem em alguns países como idiomas oficiais. É o caso do guarani, no Paraguai, o quíchua no Peru e na Bolívia, e o aimará, também na Bolívia.

América Central

Os 20 países que formam a América Central, entre os quais Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e República Dominicana, contam com cerca de 45 milhões de habitantes, incluindo o Caribe. O espanhol é a língua principal da região, falada na maior parte dos países. Além dessa língua predominante, o inglês aparece na Jamaica, em Belize e em Trinidad e Tobago, e o francês no Haiti.

0 Comments

  • Maurcio Perna
    Posted 30/05/2018 20:16 0Likes

    Informação errada. O Quéchua é a quarta língua mais falada, à frente do francês.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso