Cada país tem seu idioma oficial, a língua materna, aquela mais popular e ensinada dentro dos lares e nas escolas durante o processo de alfabetização. Às vezes há mais de uma, como é o caso do Canadá, por exemplo, que tem o inglês e o francês como línguas oficiais. Mas, no dia a dia, a comunicação entre as pessoas vai muito além de um idioma apenas.

Além dos indivíduos que se dispõem a aprender uma segunda língua e a praticam, a migração e o trânsito de pessoas de diferentes culturas e tradições abrem um campo de diálogo em outro idioma que não é o local. A colônia japonesa no bairro da Liberdade, em São Paulo, é um bom exemplo dessa realidade, assim como as famílias de origem alemã, que estão muito presentes na região Sul do Brasil.

A MoveHub, uma empresa britânica que auxilia pessoas a se mudarem para outros países, fez um levantamento interessante e apontou quais são as segundas línguas mais populares no mundo. O inglês lidera o ranking com 55 países, seguido pelo francês (14), russo (13) e espanhol (8). Nessa lista, o português aparece na oitava colocação, curiosamente atrás do árabe e do curdo.

Veja abaixo uma lista de países (separadas por continente) e as respectivas segundas línguas mais populares. Com certeza você vai se surpreender.

África

Egito – inglês

Líbia – italiano

Tunísia – francês

Somália – árabe

Argélia – francês

Camarões – inglês

América do Sul

Argentina – italiano

Brasil – espanhol

Chile – inglês

Suriname – inglês

Paraguai – guarani

Ásia, Oceania e Oriente Médio

China – cantonês

Austrália – mandarim

Mongólia – turco

Japão – coreano

Cazaquistão – russo

Vietnã – inglês

Omã – inglês

Nova Zelândia – Maori

América do Norte

Canadá – francês

Estados Unidos – espanhol

Europa

Islândia – dinamarquês

França – inglês

Irlanda – galês

Espanha – catalão

Reino Unido – polonês

Alemanha – turco

Polônia – inglês

Finlândia – sueco

Itália – inglês

República Checa – eslovaco

Áustria – turco

Noruega – inglês

Letônia – russo

Suíça – francês

Romênia – húngaro

Lituânia – russo

Leave a comment