Para que um negócio saia do papel é preciso existir um encontro entre duas partes: quem oferta com quem procura um produto ou um serviço. Esse é o princípio básico de uma venda, não importa o segmento de atuação. Tranquilo, certo?

Em tese é bem simples mesmo, porém nem sempre a empresa está disponível ou acessível em todos os meios possíveis para (pasmem) ser encontrada. Logo, o negócio acaba não se concretizando por um mero detalhe, absolutamente passível de controle.

Por esse motivo é importante vez ou outra se fazer uma pergunta: minha empresa é fácil de ser encontrada? Se a resposta para essa pergunta for sim, pode relaxar. É um forte indicativo de que bons negócios ainda virão. Agora se a resposta for não, vale a pena parar, pensar e aparar as arestas para não dar margem ao erro e perder negócios futuros.

Veja algumas dicas para deixar sua empresa mais acessível e, assim, ampliar as chances de fechar novas vendas.

Tenha um site responsivo e bilíngue

É indiscutível a necessidade de se ter um site hoje em dia. Muitos clientes procuram na internet soluções para os seus problemas, portanto, se não estiver lá com certeza está perdendo oportunidades. Mas não basta apenas estar on-line, é fundamental ter um site responsivo, que seja amigável e de fácil navegação em smartphones, já que o acesso por dispositivos móveis só cresce. Outra dica é ter um site preparado para ser entendido em outro idioma, pode ser o inglês, a língua universal, o espanhol, a segunda língua mais popular, ou então alguma outra língua com a qual sua companhia tenha algum vínculo.

Marque presença nas redes sociais

Os consumidores estão em todo canto, inclusive nas redes sociais. Então esteja preparado para se relacionar com eles de uma forma profissional. Esse ambiente é importantíssimo, sobretudo, para educar seu cliente e fazer reforço de marca e divulgação de produtos e serviços. Também é um canal valioso para trocar mensagens, tirar dúvidas frequentes, receber pedidos de orçamentos, entre outras coisas. Este é um bom lugar para mostrar ao mundo sua reputação. Só avalie em qual rede social vale a pena estar. Às vezes é melhor concentrar forças em apenas uma, a que melhor se adapta ao estilo do seu negócio.

Não descarte a comunicação off-line

Como respiramos o mundo digital, podemos nos esquecer das oportunidades que existem fora da internet. Mas, acredite, existe vida além da internet. Para algumas ocasiões específicas, um material gráfico pode ser extremamente útil, ou até mesmo indispensável. Por exemplo, apresentação, cartão de visitas, banner, folder, flyer, pasta, cartaz, convites, entre muitos outros. Avalie a situação sempre, só não ignore nunca o bom e velho papel.

Utilize todos os meios que puder para se relacionar

Telefone, cartão, mensagem de texto, e-mail, formulário de contato, redes sociais… existem vários meios para manter um diálogo produtivo com o cliente à distância. Não dispense nenhum deles, todos são importantes para estar em conversas permanentes e produtivas. Até porque, cada pessoa acaba optando por um meio de contato que mais lhe agrada e temos de respeitá-lo. E lembre-se: é a partir de uma boa conversa que surgem os acordos.

Responda sempre e o mais breve possível

Ninguém gosta de ser ignorado, principalmente um cliente disposto a fechar negócio. Então, não caia na tentação de responder mais tarde. Seu concorrente pode ser mais ágil, aí pode ser tarde demais. Não se pode deixar o cliente falando sozinho, em nenhuma hipótese. Nunca. É, no mínimo, deselegante. Portanto, dê uma satisfação sempre que possível. Mesmo que não tenha uma resposta na ponta da língua, avise que retornará em breve. Uma simples ligação atendida ou um e-mail respondido minutos depois de recebido pode fazer a diferença no acordo final.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso