Photo by freestocks on Unsplash

O verbo amar pode ser conjugado nas mais diferentes línguas, uma vez que faz parte da linguagem universal. Até porque o amor está presente em todos os lugares do mundo, independente da cultura e tradição local, não é mesmo? 

Aproveitando que estamos bem perto do Dia dos Namorados, vamos conhecer um pouco mais dessas expressões em diferentes línguas e culturas?

Leia também:

Interpretação Simultânea Remota: nova realidade para um novo mundo

Curiosidades: as línguas nórdicas

Penedo: um pedaço da Finlândia no Brasil

I love you – Inglês

Te quiero – Espanhol

Mi amas vin – Esperanto

Ti amo – Italiano

Aishiteru – Japonês

Ana moajaba bik – Marroquino

Jeg Elsker Deg – Norueguês

Sarang Heyo – Coreano

Jeg Elsker Dig – Dinamarquês

Ik hou van jo – Holandês

Ich lieb Dich – Alemão

Ana Behibak (para homem) – Árabe

Ana behibek (para mulher) – Árabe

T’estimo – Catalão

S’agapo – Grego

Hum Tumhe Pyar Karte hae – Indiano

Ya tebya liubliu – Russo

Te dua – Albanês

Mahal kita – Filipino

Je t’aime – Je t’adore – Francês

Jag alskar dig – Sueco

Seni Seviyorum – Turco

Expressões diferenciadas que retratam o amor

O que às vezes acontece é que a forma de expressar alguns dos sentimentos relacionados ao amor pode variar, dependendo da língua. Por exemplo, a palavra Viraha (hindu) na tradição da Índia retrata a sensação que se tem quando você se separa e então percebe que realmente ama aquela pessoa. Inclusive, não temos na língua portuguesa uma palavra que expresse tal sentimento.

Já em holandês, a expressão “Een beschuitje met iemand willen eten” é dita quando se deseja deixar evidente as suas intenções com uma pessoa. O significado? A manifestação do desejo de comer uma torrada com outra pessoa. Curioso, não?

Em francês, a palavra retrouvailles, que significa redescobrir, se aplica àquele friozinho na barriga que se sente quando se reconecta com um antigo amor. 

No árabe, a palavra Ya’aburnee, quando traduzida de forma literal, quer dizer “você me enterra”. Porém, a intenção é que viver sem essa pessoa traria uma dor insuportável.

As cinco linguagens do amor

Como falamos sobre diferentes formas de expressar o amor, o livro “As cinco linguagens do amor” trata das diferentes formas que temos de sentir e externar esse sentimento. Por isso, é uma boa dica para os casais que desejam conhecer ainda mais um ao outro e fortalecer os vínculos afetivos.

Há também o livro “As 5 linguagens do amor das crianças: Como Expressar um Compromisso de Amor a seu Filho”; e “As 5 linguagens do amor dos adolescentes: Como expressar um compromisso de amor a seu filho adolescente”, que pode ser bastante útil para melhorar a comunicação com os filhos.

Feliz Dia dos Namorados! E que o amor sempre prevaleça em todas as uniões.