Crédito: Foto: Léa / Flickr

Penedo, que fica na região serrana do Rio de Janeiro, tem um charme todo especial. O bairro, que fica dentro do município de Itatiaia, é bastante conhecido pela colônia finlandesa, que faz do local conhecido como a Finlândia brasileira.

A conexão de Penedo com o país nórdico começou ainda na década de 1920, quando uma centena de imigrantes europeus, liderados pelo agricultor e religioso Toivo Uuskallio, chegaram ao Brasil e foram morar na Fazenda Penedo. Foi assim que teve início a primeira (e única) colônia finlandesa do país, e que perdura até os dias atuais.

Chocolates, hidromel e Papai Noel

Em uma rápida visita pela cidade, é possível ver na avenida principal a chamada Pequena Finlândia, que nada mais é do que um shopping a céu aberto com lojas que carregam a tradição local. São lojas com itens característicos da cidade, chocolates (uma tradição finlandesa), bebidas como hidromel, entre outros produtos e iguarias diversas. Há inclusive uma série de palavras escritas em finlandês que podem ser vistas em placas e lojas espalhadas pela cidade.

O mais tradicional no shopping, porém, não se restringe a produtos em si. É lá que as crianças (e também adultos) podem admirar a famosa Casa do Papai Noel, composta por sala, quarto e cozinha, sem dúvida nenhuma, uma das grandes atrações da cidade. Em Penedo, a magia e tradição do Natal estão vivas o ano inteiro.

Leia também:

Google cria app Woolaroo para preservação de línguas indígenas

Oscar 2021: chinesa faz história na maior premiação do cinema

Pedro Bial reflete sobre modismos da língua portuguesa em quadro na web

Vale citar também os muitos restaurantes que estão nos arredores do shopping servindo comidas típicas finlandesas, que respeitam a cultura e os gostos do país europeu, com sabores e temperos próprios. Para os que adoram explorar uma culinária diferenciada, é, de fato, um prato cheio.

O Museu Finlandês Dona Eva Hilden, que conta a história da imigração finlandesa, é mais uma das atrações de Penedo. Para quem gosta de passeios cheios de história é uma ótima pedida. Outro ponto interessante da cultura finlandesa é a sauna (kyllä). Bastante tradicional naquele país, quem procura encontra casas e pousadas em Penedo que oferecem esse espaço para uma experiência única de purificação do corpo e da mente.

Conexão com a natureza

O Clube Finlândia, fundado ainda na década de 1940, é mais um atrativo para os turistas. É lá que acontecem encontros culturais e danças típicas da tradição europeia. 

Além da imersão na cultura e tradição da Finlândia, Penedo é também bastante agradável para os amantes da natureza. A beleza e os encantos da Serra da Mantiqueira estão presentes com uma área verde que está, de certa forma, sempre ao alcance dos olhos.

Penedo também conta com passeios ecológicos de tirar o fôlego. É possível andar a cavalo, visitar lindas cachoeiras, passear de buggy, entre outras atividades ligadas à natureza.

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso