Pedro Bial, o apresentador da TV Globo que comanda atualmente o talk show “Conversa com Bial”, lançou há pouco um interessante quadro exclusivo para a web. No chamado #PalavraDoBial, o jornalista faz reflexões sobre os modismos da língua portuguesa. 

Bial elege uma palavra ou termo que está em grande notoriedade no momento, sobretudo na internet, e fala com propriedade a respeito. Com um texto atraente e num formato de vídeo curto, que não ultrapassa os 2 minutos, Pedro Bial trata das adaptações que fazemos da língua no nosso dia a dia, com uma mistura de história e provocações, sempre com boa dose de leveza e bom humor, como lhe é de costume.

Leia também:

Os idiomas presentes na temporada 2021 do Mundial de F1

HQ retrata língua indígena de sinais da etnia terena

Línguas exóticas para aprender online por aplicativo

“Toda semana a gente vai falar sobre uma palavra, termo, modismo. A gente gosta da língua e de tratar bem da língua”, afirma o jornalista, que está na Globo desde 1981.

Lacrar, vacina, palavrão

Os cinco primeiros vídeos da série têm como temas “É sobre isso”; “Lacrar”; “Vacina”; “Possuir”; e “Palavrão”. É possível assistir a cada um deles clicando aqui.

No episódio de estreia “É sobre isso”, Bial diz que o sobre “tem sido usado sobremaneira abusado”, importando um sentido originalmente em inglês que na língua portuguesa não existe. “De repente, tudo é sobre tudo, nada mais consiste em, se trata de”, acrescenta.

Já no episódio intitulado “Vacina”, Bial conta de forma divertida a origem da palavra, que vem da vaca, a partir de um experimento de um médico inglês, que deu super certo. E que depois foi aperfeiçoada pelos franceses, que começaram a testar as vacinas em laboratórios, do jeito que conhecemos hoje.

Vale citar também o quadro #PalavraDoBial em que o tema é o palavrão. “Porque os palavrões incomodam tanto? Que tabu é esse?”, indaga Bial. “São palavras ligadas quase sempre a funções corporais, e tiram suas forças justamente do fato de serem proibidas.”

No fim das contas, trata-se de boas reflexões que nos conectam com as palavras de nossa própria língua portuguesa e nos fazem pensar sobre o nosso jeito de se expressar, seja falando ou escrevendo. Para os interessados na língua, vale demais acompanhar o quadro.

Sobre Pedro Bial

Pedro Bial formou-se em Comunicação Social em 1980, e no ano seguinte passou a fazer parte do quadro de colaboradores da TV Globo. Em 1984, atuou como repórter do programa Globo Repórter. 

Quatro anos depois, foi morar em Londres para ser correspondente internacional da emissora carioca. Em 1996, retornou ao Brasil para apresentar o Fantástico, ao lado de Fátima Bernardes. Em 2001, comandou o Espaço Aberto Literatura, no canal GloboNews, onde entrevistava escritores e poetas.

Em 2002, passa a apresentar o programa Big Brother Brasil, no qual ficou à frente por 16 anos. Dez anos depois, criou o próprio programa “Na Moral”. E desde 2017, lidera o programa de entrevistas Conversa com Bial.

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso