Falar em público é uma arte que, em um primeiro momento, parece ser para poucos predestinados. Isso na teoria, porque na prática não é bem assim. Como tudo nesta vida, dedicação, treino e técnicas aplicadas são os pilares para desenvolver uma habilidade que está dentro de nós e, às vezes, nem sabemos. Um bom palestrante deve estar atento às demandas do público atual e procurar de forma constante um aprimoramento para a apresentação ser cada vez melhor e, de quebra, atrair e cativar a sua plateia. Apresentamos aqui algumas dicas e técnicas para você incorporar à sua rotina e se tornar um palestrante hábil e de sucesso, quer seja para uma reunião ou até mesmo para workshops, congressos e seminários. Veja abaixo:

Prepare sua apresentação

Por mais que você domine o assunto, prepare a apresentação com antecedência e estude cada tópico. O conhecimento profundo sobre cada slide dará mais segurança na hora de compartilhar o conteúdo com o público. Revise o material para checar se não há erros gramaticais. Em caso de dúvida, contrate um revisor. E uma dica: nunca repita a mesma apresentação, mesmo que o público seja diferente. Incorpore coisas novas sempre, mesmo que simples detalhes.

Treine sem holofotes

Com a apresentação pronta, treine a habilidade de falar. Mais do que decorar, elabore um raciocínio lógico com começo, meio e fim. Repasse toda a apresentação pelo menos duas vezes antes da palestra oficial. Sozinho mesmo, ou para um amigo próximo ou familiar. Grave com seu próprio smartphone, depois assista e veja se precisa fazer algum ajuste ou se está tudo certo para o grande dia.

Abuse das imagens

Recorra a fotos para ilustrar a apresentação. Use pouco texto (as pessoas não têm o hábito de ficar lendo) e atraia a atenção para si, e não para a tela. O slide deve servir como apoio, por isso deve conter apenas palavras-chave e uma boa imagem, que sirva para transmitir a ideia com rapidez ou como atrativo para contar uma história. Outra dica: use telas neutras no meio da apresentação para de vez em quando tirar o foco da tela.

Conte histórias

Pessoas gostam de ouvir histórias de outras pessoas. Então abuse de histórias de vida ou experiências importantes que tenha vivido e que tenham alguma relação com a ideia que pretende transmitir. Isso humaniza a palestra, aproxima o interlocutor do público e prende a atenção, principalmente quando há um grande número de espectadores. Dê mais valor a história em detrimento a dados estatísticos.

Olho no olho

Nada de olhar no horizonte, isso transmite distanciamento e insegurança. Faça da apresentação em público uma espécie de conversa a dois. Olhe nos olhos das pessoas que estão na plateia, como se estivesse falando diretamente com elas. E crie momentos para interagir com o público. Surpreenda! Observe quem está na mesma sintonia da palestra e converse com ela. Se possível, faça isso mais de uma vez.

Postura e ritmo

Tome cuidado com algumas posturas no palco que podem ser prejudiciais, como braços cruzados ou mão no bolso. Não deixe a cabeça baixa e não se apoie a eventuais objetos próximos. Mantenha um sorriso no rosto e gesticule apenas o necessário. Movimentar-se pelo espaço dá um dinamismo na apresentação – só tome cuidado para não ficar na frente da tela. Imponha um ritmo na palestra que seja compatível com o tema do evento. Pronuncie as palavras com cuidado para não errar e dê ênfase nas palavras que deseja destacar. A monotonia cansa rápido.

Gostou das dicas? Esperamos que faça uso delas quando for fazer sua próxima apresentação em público. E não se preocupe, com o passar do tempo sua habilidade para apresentações será aprimorada naturalmente e quando menos perceber você terá seu estilo próprio. Isso é importante para dar um toque especial à sua apresentação.

Leave a comment