Fim de ano é o momento em que muitos diminuem o ritmo e usam esse tempo extra das festas e férias para refletir, fazer um balanço dos meses que se passaram e pensar em novas possibilidades para o ano que se aproxima. É assim em nossa vida pessoal e também profissional. A palavra evoluir nunca sai de moda, então, que tal pensar em ações práticas para elevar o nível dos negócios em 2019?

Nós fizemos esse exercício e analisamos algumas possibilidades bem objetivas que podem ser bastante úteis sobretudo a pequenas e médias empresas que estão realmente interessadas em dar um passo adiante e evoluir. Vamos em frente!

Melhorar a comunicação

Comunicar-se bem é extremamente importante para os relacionamentos comerciais fluírem com naturalidade. Portanto, não se pode dar margem a ruídos ou falhas na comunicação. Por exemplo, revise os materiais informativos da empresa (website, apresentação em PPT, folder, banner, etc.) com olhar bastante crítico para verificar se os conteúdos são claros e objetivos. Erros ortográficos e gramaticais são imperdoáveis aqui. Contrate um revisor, se julgar interessante. E invista mais tempo na comunicação do dia a dia, como e-mails, redes sociais, mensagens pelo celular. Vale muito a pena cuidar desse tema, muitas vezes negligenciado dentro das empresas.

Procure novos parceiros comerciais

Já ouviu aquela máxima “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”? Pois ela cabe muito bem nessa dinâmica atual no mundo dos negócios. Se a empresa na qual trabalha tem parceiros fortes, reconheça-os e estreite ainda mais esses laços para crescerem juntos em 2019. E, na mesma medida, preste atenção em outras oportunidades e procure por novos parceiros que vão agregar valor ao seu negócio e, consequentemente, abrir novos horizontes comerciais. Mas, lembre-se sempre que parcerias envolvem comprometimento e colaboração mútua, então examine como você também pode ser um parceiro melhor. Com essa prática, todos saem ganhando.

Quebre a barreira do idioma

Talvez seja o momento de ampliar os negócios e levar seu produto ou serviço a um novo mercado, um novo país. A internacionalização pode ser um caminho interessante para 2019. Já pensou nisso? Logo, não limite os negócios por conta da barreira da língua. Veja como pode atuar em mercados externos (pode ser mais fácil do que imagina), e elevar o nível da empresa. Aqui, invista na tradução de materiais diversos, pelo menos para o inglês e o espanhol, duas das línguas mais faladas no mundo. Uma outra possibilidade é promover intercâmbio cultural e troca de experiência com profissionais de outros países, que podem dar uma visão diferente da qual está acostumado. E sempre recorra a profissionais qualificados em tradução.

Invista em pessoas

Você pode ter o melhor produto do mercado ou um serviço de altíssima qualidade, mas se não tiver as pessoas certas envolvidas, pode colocar tudo a perder. Ou não chegar aonde poderia. Por isso, valorize as pessoas e os profissionais que fazem parte do negócio. Incentive-os a estudar, financie cursos variados, proporcione um ambiente saudável e agradável de trabalho. Dê as condições necessárias para se fazer um trabalho de alto nível. São pequenas ações que, juntas, fazem a diferença. Reconhecer (e reter) os talentos é um passo certeiro na direção do sucesso.

Excelente 2019 para todos nós, com muita prosperidade!

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso