Photo by Julian Yu on Unsplash
A Índia é marcada pela grandeza territorial e diversidade cultural. E a língua reflete bem essa realidade do país localizado no continente asiático. O censo de 1961 registrou a existência de 1.652 línguas. Hoje, esse número é bem menor, mas ainda sim grandioso. São nada menos do que 453 línguas vivas, segundo o Ethnologue. Dessas, 447 estão estabelecidas e são faladas pela população de 1,2 bilhão de pessoas.
Mesmo assim, a variedade chama a atenção. Para se ter uma ideia da dimensão e diversidade da língua na Índia, são cerca de 70 alfabetos em uso, e são publicados jornais em 35 línguas. Tem para todos os gostos e estilos.
Oficialmente, são duas línguas oficiais no plano federal: o hindi e o inglês, sendo que o primeiro foi instituído ainda na década de 1950. Ambas são usadas nos documentos oficiais de governo, por exemplo. O meio acadêmico utiliza o inglês com bastante força, inclusive muito da produção de livros recorre ao inglês como idioma principal. Nas universidades e no universo dos negócios, o inglês tem enorme peso.
No entanto, a amplitude da língua na Índia vai além do hindi e do inglês, uma vez que a constituição vigente do país reconhece um total de 22 línguas oficiais, faladas em diferentes regiões do país, entre elas o bengali, o telugu, o tamil, o manipuri e o sânscrito.
Interessante é que, em alguns casos, são línguas completamente diferentes. O hindi e o tamil, por exemplo, são tão distintas que poderiam ser comparadas ao português com o árabe ou o português com o japonês.
Hindi: a língua mais popular do país
O hindi tem enorme força dentro da Índia e um enorme peso em todo o mundo pelo seu tamanho. Aliás, também é falado no Nepal, em Cingapura e na África do Sul. No ranking entre as línguas mais populares do planeta, aparece na quarta posição, só atrás do mandarim, espanhol e inglês, pela ordem, os idiomas mais falados no globo terrestre, conforme informações do Ethnologue.
Oriunda do sânscrito clássico, o hindi tem impressionantes 612 milhões de falantes na Índia, dos quais 339 milhões têm o idioma como primeira língua, ou seja, quase 30% da população. Os outros 273 milhões de pessoas a utilizam como segunda língua, o que corresponde a cerca de 20% da população indiana. Isso significa que praticamente a metade do país usa o hindi no seu cotidiano de um jeito ou de outro.
Mesmo presente em todo o território da Índia, o hindi é difundido principalmente na região norte desse imenso país, mas tem relevância também tanto no centro quanto no oeste indiano. Vale dizer que é o idioma predominante em Nova Délhi, a capital do país.
A resistência ao Hindi
Apesar da grandiosidade e importância do hindi, a língua não é unanimidade na Índia. Alguns estados se negam a reconhecê-la como o idioma oficial do país. Em Tamil Nadu, localizado na região sul, por exemplo, há certa resistência. E não é de hoje.
Essa área da Índia foi uma das mais combativas quando o governo, em meados da década de 1960, estudou colocar o hindi como única língua oficial, passando o inglês para língua adicional. O povo lutou bravamente pela manutenção do peso do inglês. Pelo visto deu certo.