Primeira Olimpíada de Inglês acontece em setembro

Entre os dias 2 e 27 de setembro de 2019, acontece em todo o Brasil a primeira edição da Olimpíada de Inglês. O objetivo da iniciativa é democratizar e incentivar o aprendizado da língua inglesa entre os jovens do país. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial www.olimpiadadeingles.com

O evento é totalmente gratuito e vai premiar, ao todo, 45 alunos de escolas públicas e particulares presentes nas cinco regiões brasileira, do Ensino Fundamental 2, ou seja, do 6º ao 9º ano, e Ensino Médio. Também serão reconhecidos quinze professores. 

São três categorias para estudantes: alunos de 6º e 7º ano; alunos de 8º e 9º ano; e alunos do Ensino Médio. Ganham os três melhores classificados por região – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Para destacar os professores, serão somadas as pontuações de todas as suas turmas. Os três profissionais com maior destaques de cada região serão os premiados.

O principal prêmio para os estudantes é um smartphone, enquanto para os tutores será uma imersão cultural de cinco dias para prática do inglês junto à Embaixada Americana.

Os vencedores serão conhecidos a partir da pontuação acumulada nos 25 dias da competição. Alguns exercícios já estão disponíveis aos estudantes, e  quem quiser já pode começar a praticar o inglês, porém, sem valer pontos. Quanto mais atividades os alunos fizerem, mais chances eles têm de ganhar. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer no início de outubro.

Incentivar o aprendizado do inglês

De acordo com a EduSim, startup nova iorquina que organiza a Olimpíada em parceria com a Embaixada Americana, o Consed e a Nova Escola, existe hoje no Brasil uma deficiência na língua inglesa, que restringe crianças e jovens em oportunidades de conhecer outras culturas, ter acesso a empregos bem remunerados e estudar em outros países. 

Portanto, a intenção da Olimpíada de Inglês é estimular o estudo do idioma e ser um movimento para mudar esse quadro.

A competição será totalmente on-line, por meio de uma ferramenta chamada ChatClass, o Robô de Inglês, que funciona dentro do aplicativo WhatsApp. Ele utiliza inteligência artificial para auxiliar estudantes e professores a aprenderem e ensinarem o inglês de forma divertida e efetiva. 

Os alunos receberão diariamente dois conteúdos vinculados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e poderão praticar em sala de aula ou em casa exercícios de escrita, escuta e, principalmente, de fala do inglês.

Aprender inglês enquanto se diverte

A ideia é que os alunos se divirtam enquanto aprendem inglês de verdade. Há atividades para serem feitas em grupo, também. São três tipos de atividades. A mais popular é chamada Tour pelo Mundo, em que os exercícios são contextualizados em diversas cidades globais, um em formato de quiz e outro em atividade de fala. Ao cumprir a meta, os alunos recebem um carimbo em seu passaporte virtual.

Também ficará disponível os Estudos Dirigidos, com atividades extras para a prática do inglês, e ainda o Quiz Time, para o professor retomar conteúdos em sala de aula e motivar os alunos nos estudos. Os professores, aliás, poderão acompanhar o desempenho dos seus alunos de forma rápida e prática.

Leave a comment