Não é raro na hora de escrever um e-mail ou uma mensagem de texto, por exemplo, vir à cabeça a palavra que queremos usar, mas pintar uma dúvida sobre a grafia correta. Para não correr risco de escorregar na língua portuguesa e transmitir uma mensagem negativa para o receptor, recorremos ao dicionário, ao Google ou semelhantes para conferir. Para você ganhar tempo da próxima vez, separamos algumas palavras corriqueiras para escrever certo sem a necessidade de fazer consultas futuras. É hora de aprender! São 8 dicas simples, mas valiosas para fazer bonito na hora de escrever um texto.

  1. Por meio de ou Através de? 

    As duas formas estão corretas nesse caso. Mas cada expressão tem sua função, não são sinônimos.

Por meio de tem a ver com o instrumento pelo qual se executa uma ação. A presidenta da república anunciou a medida por meio de um decreto.

Através de está ligado a movimento, de um ponto para o outro. O vento entrava na casa através de uma fresta na janela.

  1. Hambúrgueres ou hamburgers?

O plural de um saboroso hambúrguer é… hambúrgueres, considerando que a palavra foi aportuguesada, situação que valoriza a nossa língua portuguesa.

  1. Precursor e Percursor?

As duas palavras existem, mas a troca de apenas uma letra muda todo o sentido. Se estiver se referindo a inventor, pioneiro, o correto é precursor. Já o percursor é utilizado por quem está executando um percurso.

  1. Expectador ou Espectador?

Mais um caso em que uma única letra muda todo o cenário. Expectador é aquele que está na expectativa de algo, enquanto espectador é aquele que assiste ou presencia um acontecimento, como teatro ou cinema, por exemplo. Entendeu?

  1. A fim ou Afim?

Junto ou separado? Depende da intenção. O mais usual é dar o sentido de finalidade, neste caso, escreve-se separado. Exemplo: Estamos reunindo as economias a fim de comprar uma casa no fim do ano. Ou, na linguagem mais informal, demonstrar interesse. Estou a fim de ir ao cinema hoje, quer ir comigo?

Afim tudo junto é um adjetivo, sinônimo de “parecido” ou “semelhante”. É bastante formal. Nossa conduta é bastante afim.

  1. Porque, por que, por quê e porquê

Essa dúvida é recorrente. Porém, acredite, é algo muito simples de resolver. Quer ver?

Porque é usado para frases afirmativas, sobretudo explicativas. Não poderei sair hoje à noite porque meu carro quebrou.
Por que é utilizado em frases interrogativas. Ou, quando pode ser trocado por “pelo qual”. Por que você não vai sair hoje? Não entendi o motivo por que não vai sair hoje.
Por quê sempre é colocado no final de frase interrogativa. Não vai sair hoje, por quê?
Porquê é acionado quando quiser se referir a uma palavra substantivada. Gostaria de entender o porquê de seu comportamento.

  1. Com certeza ou concerteza?

O correto de acordo com a língua portuguesa é com certeza. Por se tratar de uma locução adverbial, é dividida em duas palavras. Concerteza, portanto, está errado.

  1. Em vez de ou ao invés de?

As duas expressões estão certas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Ao invés de tem a ver com oposição. Ao invés de ficar para a festa, resolveu ir embora.
Em vez de transmite a ideia de “no lugar de”. Se não está se sentindo bem, vá ao médico em vez de ir ao parque.

Leave a comment