Photo by rawpixel on Unsplash

A comunicação é uma arte que alguns dominam e outros sentem mais dificuldades. É da natureza de cada um e isso é compreensível. Mas o fato é que se comunicar com excelência deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito dentro das empresas, portanto, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida a todo momento.

Uma pesquisa promovida pelo Project Management Institute Brasil (PMI) vai de encontro a essa ideia. O levantamento revela que 76% das empresas (de um universo de 300 companhias de grande porte consultadas) colocam a comunicação no ambiente corporativo como o motivo principal de fracasso de diversas atividades.

E foi pensando nisso que elaboramos 7 dicas para você se comunicar com eficiência, melhorar as relações no ambiente de trabalho e fazer da sua ideia um verdadeiro sucesso.

1. Nunca deixe de se expressar

A omissão é um dos pecados mais graves quando se fala em comunicação. Nunca espere que seu interlocutor adivinhe aquilo que você está pensando. A obrigação de dizer é toda sua, e só sua. A dica? Faça a leitura do momento mais propício para ser ouvido e então expresse aquilo que precisa dizer com o máximo de objetividade possível.

2. Mostre que sabe o que está dizendo

Quando alguém se dispõe a ouvi-lo, no mínimo, está esperando que a sua participação na conversa vá acrescentar algo. Então supere as expectativas do seu parceiro e demonstre que você sabe muito bem o que está falando. Use dados estatísticos, gráficos e todo recurso que possa embasar a sua fala. Em tempo, falar muito não significa que você tem muito a dizer. Use o tempo que for necessário para dar o recado, não desperdice seu tempo, tampouco do seu colega de trabalho. Por favor, só não confunda a sabedoria, fruto do seu estudo e dedicação, com imponência. Não é levantando a voz que você vai conseguir passar sua mensagem com precisão.

3. Converse e aja

Há uma linha tênue entre uma reunião ser proveitosa ou desgastante. Tenha isso sempre em mente. Encontros podem durar até 1 hora, mais do que isso, em geral, é tempo desperdiçado de ambos os lados. A não ser que a pauta seja muito extensa, o que também não é uma boa para um diálogo fluido. Faça do tempo dedicado a reunião algo produtivo e, depois, preocupe-se em colocar em práticas as ações colocadas na conversa. A comunicação só será efetiva se a ideia estiver clara e o plano de ação em movimento.

4. Use meios diferentes

Enquanto você aprimora sua comunicação geral, faça uso do meio que mais tem facilidade para transmitir uma mensagem. Alguns falam muito bem em público, outros têm melhor desenvoltura em conversas particulares. Já outros preferem escrever um e-mail a falar, por exemplo. Uma vez trabalhadas as limitações, use a fala e a escrita de forma harmoniosa, assim terá muito mais sucesso em seus diálogos.

5. Exercite o ouvir

Comunicação também é saber ouvir, senão se torna um monólogo. Quando não estiver com a palavra, preste atenção ao que está sendo dito. Procure não interromper a fala do outro. Nós aprendemos muito enquanto ouvimos alguém. Caso queira fazer alguma observação, anote e compartilhe após o seu colega ter encerrado sua linha de raciocínio. Ouvir vai te permitir entender onde está uma dúvida importante, por exemplo, e conduzir a conversa por um outro caminho.

6. Seja claro

Trabalhe por uma comunicação clara e objetiva, sem rodeios. Quando se quer transmitir uma mensagem com sucesso, menos é sempre mais. Assim, utilize palavras de fáceis e frases curtas. Ganhe tempo e elimine as possibilidades de ruídos na conversa.

7. Colocar-se no lugar do outro

Antes de se colocar em uma comunicação direta, vale a pena se colocar na posição do outro. O que ele espera da comunicação? O que pode desagradá-lo? Reflita sobre isso e construa sua fala/escrita utilizando como base, também, a expectativa do outro.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso