A língua inglesa, atualmente a mais popular e usual no mundo, reúne uma série de fatos interessantes que permeiam a sua história. Selecionamos neste post 10 eventos curiosos relacionados ao idioma, confira!
1. A terceira língua mais falada do mundo
Sim, o inglês é a língua universal, mas não é a língua mais falada no mundo. O mandarim (chinês) lidera esse ranking, seguido do espanhol. Só então aparece o inglês, na terceira posição. A língua é oficial em 118 países do globo e é falada, nesses locais, por 378 milhões de pessoas. Em todo o mundo, são 1,1 bilhão de falantes.
2. Idioma oficial no ar
Há uma diversidade enorme de línguas no planeta, e o inglês foi escolhido como o idioma oficial dos ares. Isso significa que os pilotos de voos internacionais são obrigados a se comunicar em inglês com as torres de comando, não importa o território em que se está sobrevoando.
3. Uma língua, vários sotaques
Assim como a língua portuguesa, que tem diferentes sotaques, o inglês acaba mudando na linguagem falada quando muda de um país para outro. Por exemplo, o estilo britânico é diferente do americano, que difere do australiano, que muda para o canadense e assim vai. Aqui é importante ressaltar que um não é melhor do que o outro. Todos têm a sua beleza!
4. Frase com todas as letras
Dá-se o nome de pangrama (ou pantograma) à uma determinada frase que utiliza todas as letras do alfabeto de um determinado idioma. No caso do inglês, o mais famoso pangrama é: “The quick brown fox jumps over the lazy dog”, que em português quer dizer “A rápida raposa marrom pula sobre o cão preguiçoso”. Essa frase é comum para testar as 26 teclas correspondentes às letras de um teclado de computador ou laptop em inglês.
5. O inglês e a sopa de letrinhas
Rhythm, que significa ritmo em português, é a maior palavra escrita no inglês sem o uso vogais. Já a maior palavra como uma só vogal é strengths (forças). Por fim, a palavra almost (quase) é a palavra mais longa com letras em ordem alfabética.
6. Novas palavras
Por ano, cerca de 4 mil palavras são acrescentadas ao dicionário da língua inglesa. Isso significa que a cada 4 horas, uma palavra é introduzida no idioma.
7. Mesmo tema, origens diferentes
As palavras da língua inglesa que dizem respeito a gado (vaca, ovelha ou frango, por exemplo) tem origem germânica. Já palavras que remetem às carnes, como carne bovina, carne de carneiro e aves, são de origem francesa. A explicação é que camponeses anglo-saxões criavam os animais, enquanto os aristocratas normandos é quem as comiam.
8. Múltiplas influências
A língua inglesa é resultado da influência de centenas de culturas e línguas diferentes. Francês, alemão, italiano, espanhol e grego, por exemplo, tiveram influência direta na construção do vocabulário inglês. Algumas palavras ilustram isso, tais como restaurant, hamburger, piano, banana e telephone.
9. Autor mais vendido em língua inglesa
A obra “A Tale of Two Cities”, do escritor britânico Charles Dickens, publicada pela primeira vez em 1859, é o livro com volume único mais vendido no mundo. São mais de 200 milhões de cópias comercializadas.
10. William Shakespeare: o inventor de palavras
Shakespeare, um dos maiores nomes da literatura, é apontado como criador de uma série de palavras introduzidas no vocabulário inglês. Fala-se em cerca de 2 mil frases/expressões, a grande maioria unindo duas palavras já existentes.