Photo by Martin Sanchez on Unsplash

O mundo todo está em estado máximo de alerta contra o coronavírus. Por conta do surto que vem se espalhando mundo afora, em 30 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de emergência, o mais alto nível de alerta da instituição. E no último dia 11 de março, com o agravamento da crise mundial, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, declarou se tratar de uma pandemia.

“Os países devem adotar uma abordagem envolvendo todo o governo e toda a sociedade, construída em torno de uma estratégia integral e combinada para prevenir infecções, salvar vidas e minimizar o impacto”, disse o diretor-geral da OMS na ocasião.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. E provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19).

Prevenção é o melhor caminho

Neste momento, a orientação das entidades vinculadas à saúde pública é permanecer em casa, em isolamento social. A intenção é evitar a transmissão e conter o crescimento do surto da doença. Portanto, saia de casa apenas em situação de extrema necessidade, sempre se prevenindo. 

Para evitar aglomerações, eventos foram cancelados, bares, restaurantes, shopping centers, museus e outros serviços considerados não essenciais foram fechados pelos governos. O tempo presente é de recolhimento e olhar com devoção para o bem-estar e saúde de todos.

Como se prevenir e afastar as chances de contrair o Covid-19? O Ministério da Saúde orienta alguns cuidados básicos. Entre as medidas recomendadas estão:

 Lave as mãos com água e sabão com frequência, por pelo menos 20 segundos. Caso não tenha água e sabonete por perto, recorra a um desinfetante para as mãos à base de álcool.

  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Fique em casa quando estiver doente.
  • Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda estão em andamento as investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus. Porém, o que se sabe até agora é que a disseminação de pessoa para pessoa está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Nova realidade

A pandemia de coronavírus tem obrigado o mundo a lidar com uma nova realidade. Por se tratar de uma situação inédita e que está afetando de forma profunda o planeta, além da colaboração, exige uma dose extra de calma e equilíbrio de todos nós.

Por isso, a sugestão é se informar sobre os cuidados e a superação desse vírus nos canais oficiais, a fim de não propagar fake news. Isso é fundamental para não levar medo e outros sentimentos que pouco podem ajudar. 

Além disso, use a internet para se aproximar das pessoas. Faça chamadas de vídeo para amenizar a saudade e tranquilizar familiares e amigos queridos. E, claro, use os recursos digitais para manter, se for possível, uma rotina produtiva de trabalho.

Juntos, vamos vencer essa batalha.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso