Photo by Roberto Nickson on Unsplash

O isolamento social por conta da circulação do coronavírus obrigou muitas pessoas a estabelecerem uma nova rotina profissional. O escritório, ao menos por enquanto, é a própria casa. 

O home office é uma verdadeira bênção, mas sem tomar os devidos cuidados, pode se tornar um pesadelo. Porque para ser produtivo em casa é necessário também ter disciplina.

Quer ter um tempo de trabalho saudável dentro de casa, impressionar a si e ao seu chefe? Então, confira as dicas que selecionamos para você enfrentar esse período de isolamento de forma altamente produtiva.

1. Monte seu espaço profissional e determine horários

É muito importante na rotina de home office ter um espaço dedicado exclusivamente ao trabalho. De preferência, um lugar calmo, com pouca incidência de barulho externo ou interno. Decore-o como se fosse sua mesa de trabalho para deixá-lo mais intimista. Coloque fotos, plantas, deixe com a sua cara.

Também é interessante delimitar as horas de trabalho. Tenha um horário para começar e para terminar o trabalho, assim você administra melhor o próprio tempo e não se perde com a procrastinação ou com demanda excessiva. 

Claro, não se esqueça das pausas para almoçar com tranquilidade, beber água, café, chá, etc. Esse tempo para respirar pode fortalecer, inclusive, sua criatividade nas tarefas.

2. Evite distrações e minimize as chances de ser interrompido

Fique atento quanto a possíveis distrações que podem tirar seu foco e fuja delas. Campainha, entregas, louças na pia, televisão, rádio… perceba o que pode roubar a sua atenção no momento inapropriado e não desvie o foco. 

Do tempo em que se distrai até o tempo da recuperação da atenção plena, com certeza você perdeu minutos preciosos que podem fazer falta no final do dia.

Se tiver companhia em casa, como cônjuges, filhos, pais, amigos, deixe claro que você está trabalhando, que tem seus compromissos profissionais e precisa honrá-los. E, como todo amor, diga que não é porque está em casa que está 24 horas à disposição.

No momento certo, avise que você terá o envolvimento social e dará a atenção que cada pessoa da casa merece. Fazendo isso, você reduz as possibilidades se ser interrompido fora de hora.

Se houver mais um adulto também em home office, combine horários para se alternarem nos cuidados com as crianças para que ambos sejam produtivos e se ajudem nessa tarefa. Pode ser uma divisão por horas ao longo do dia ou por períodos manhã/tarde/noite.

Outra dica para os pais é ampliar um pouco mais o horário permitido para lidar com a tecnologia. Às vezes, aquela meia-hora a mais da criança com o tablet pode ser crucial para fazer uma ligação vou videoconferência.

3. Cumpra sua agenda do dia e converse com pessoas

Seja rigoroso e disciplinado consigo mesmo. Antes de começar a produzir, estabeleça metas diárias realistas e só dê o dia como encerrado quando cumpri-las. Ou seja, faça hoje o que é possível fazer hoje, sem empurrar para o dia seguinte. Não adie, porque o amanhã simplesmente não existe.

E não é porque está trabalhando em casa que não pode interagir com outros colegas. Faça ligações por telefone, chamadas por vídeo, reuniões em salas virtuais… E interaja com sabedoria com seus superiores. É importante ser visto e saberem que podem contar com você em home office. Não deixe as pessoas se esquecerem de você.

Seguindo essas dicas simples, mas preciosas, com certeza você será muito produtivo e terá sucesso com seu escritório dentro de casa. Até porque, enquanto seres humanos, temos a enorme capacidade de nos adaptar a novas situações. E de forma rápida.

Por último, aproveite as horas que ganhou ao evitar o deslocamento para o escritório e use a seu favor. Passe mais tempo de qualidade com as pessoas que moram com você, inicie um novo curso online, dedique mais tempo à arte e ao lazer, como livros e filmes, e durma mais tempo também. Sono é primordial.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso