Photo by Allie Smith on Unsplash

A cultura de trabalho remoto é uma realidade no Brasil e vem crescendo nos últimos anos entre as empresas antenadas com as novas demandas do mundo digital. Afinal, não é toda atividade profissional que exige presença física na maior parte do dia.

Porém, em tempos de pandemia de coronavírus, todas as empresas foram obrigadas a lidar com essa realidade. Para alguns, esse cenário de trabalho remoto já faz parte da rotina. Para muitos outros, contudo, trata-se de uma grande e desafiadora novidade.

É por isso que destacamos aqui no blog da Gama! as principais vantagens e os desafios do trabalho remoto. Nossa intenção é auxiliar e trazer alguma luz a todos nesse momento delicado para o Brasil e para o mundo. Então, vamos em frente!

Leia também:

Covid-19: como se proteger e se organizar na nova rotina

Home office: dicas para fazer o trabalho render e aproveitar as horas a mais em casa

Ensino a distância: um caminho inteligente em tempos de quarentena

Confira 5 vantagens do trabalho remoto

1. Maior produtividade

Trabalhar em casa garante mais qualidade de vida. Isso porque se evita o tempo gasto no deslocamento, engarrafamentos, chuvas, conversas que nada agregam, entre outros fatores que vão desgastando no dia a dia. Só por estar mais relaxado e em paz, a atividade profissional tende a ser melhor executada, já que será feita com mais leveza. 

Além disso, o tempo economizado com os deslocamentos pode ser o necessário para resolver uma pendência extra ou então colocar em prática aquele projeto que estava parado por falta de tempo. Ou seja, é um tempo a mais para ser mais assertivo, fazer mais atividades em menos tempo.

2. Redução de custos

Sim, é verdade. Trabalhar de forma remota ajuda a economizar. Porque não se tem gastos com transporte, seja de carro próprio (combustível e manutenção preventiva), deslocamento por app de ou até de transporte público, como metrô e ônibus. Se ainda não fez isso, faça as contas do custo mensal com deslocamento para ir e vir do trabalho. Não é pouco.

Outro ponto é com a alimentação. Estar em casa, evita custos adicionais com almoço, jantar ou lanches entre as refeições. Afinal de contas, alimentar-se em casa é muito mais barato em comparação com comer fora. Sem falar que pode ser muito mais saudável e nutritivo.

E esse dinheiro extra, por exemplo, de transporte e alimentação, pode ser essencial no final do mês. Permitir alguns luxos como pedir online sua comida favorita sem exceder o orçamento, ou mesmo ser aquele valor adicional para poupar.

3. Aprendizado constante e menor dependência

O trabalho remoto auxilia você a ser mais independente. Às vezes, para encontrar uma resposta rápida, perguntamos ao nosso colega que está ali do lado no trabalho, não é mesmo? Agora, nessa nova realidade, isso muda. 

As pessoas podem ser mais autônomas e buscar a solução pesquisando online por conta própria. Isso fará com que cada um evolua à sua maneira e adquira novos conhecimentos, sem depender tanto do outro.

É evidente que, mesmo de forma remota, pode-se consultar alguém. E isso deve ser feito caso realmente haja necessidade, não é demérito algum. Porém, o caminho para a independência fica mais aberto. E isso pode ser muito bom.

4. Flexibilidade de horários

O trabalho remoto oferece a possibilidade de tornar os horários mais flexíveis. É claro que, para atender às necessidades da empresa, deve-se respeitar um horário mínimo para conexão com outros funcionários, seja para reuniões ou ligações. 

Em todo caso, isso não impede de você produzir individualmente no horário mais adequado a você. Porque, como é sabido, tem pessoas que rendem mais pela manhã, outras à tarde e outras à noite. O trabalho remoto abre esse caminho de flexibilidade de horários, então aproveite ao máximo essa liberdade, sem se esquecer de suas obrigações.

5. Contato maior com a família

Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é a chance de passar mais tempo próximo à família. Estar junto de quem se ama é uma das grandes dádivas dessa vida, e o trabalho remoto permite isso muito bem. 

Encerrar o dia de trabalho, mudar de cômodo dentro da casa ou apartamento e encontrar imediatamente os familiares é uma grande bênção, não é verdade? Portanto, sempre que puder, aproveite essas companhias, certamente farão muito bem, sobretudo nesse período de quarentena.

Desafios do trabalho remoto

Como tudo nesta vida, sempre há o outro lado da história. Se de um lado o trabalho remoto pode ser prazeroso e eficaz, por outro lado tem alguns desafios que precisam ser encarados de frente.

Por exemplo, a interação é, no geral, muito bem-vinda. Logo, preste atenção se o isolamento profissional não está se tornando um caminho para a solidão profissional. 

A dica aqui é interagir com outros colaboradores com alguma frequência. Seja para reuniões pontuais, seja para alinhar alguma atividade ou mesmo para se conectar com as pessoas com as quais mantém vínculo para além das relações profissionais. Isso é, sem dúvida, saudável.

Outro ponto importante diz respeito à organização. Trabalhar de forma remota pede uma disciplina rigorosa para realizar as entregas dentro do prazo. Não se distrair com amenidades e perder tempo precioso é super importante neste aspecto.

Dica: mantenha a agenda atualizada e faça um check-list das atividades diárias.

Por fim, atente-se aos horários. E isso vale para os dois lados. Tanto para não passar do ponto, trabalhando muito mais do que deveria pelo comodismo de estar em casa, como para não procrastinar e entregar menos do que deveria. Porque trabalhar em casa pode colocá-lo ou colocá-la, sem que se perceba claramente, na sua zona de conforto.

O equilíbrio é sempre um caminho saudável. Portanto, busque-o constantemente. Seguir nessa direção será de grande valia para vencer todos esses desafios e fazer do trabalho remoto algo produtivo e agradável.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso