Photo by Chris Montgomery on Unsplash

A pandemia do coronavírus tem dado a oportunidade a todos nós, seres humanos, de aprendermos ensinamentos preciosos. Esse momento único na história, em muitos casos, tornou-se a base para a construção de uma nova realidade. Ao mesmo tempo, também fortaleceu algumas tendências que já se mostravam bastante oportunas.

E se elegermos apenas uma tendência que ganhou força em tempos de quarentena, sem dúvida a mais emblemática é a conexão virtual. A internet como conhecemos hoje, com alta velocidade dentro de casa, é uma realidade existente há muitos anos. Mas, talvez, ela nunca tenha sido tão bem explorada em tempos de coronavírus.

As lives e streaming como ferramentas de conexão

Em nossa vida particular, sobretudo falando em lazer, com a restrição de shows, cinema, teatro e museus, por exemplo, fomos premiados com uma quantidade enorme de lives de artistas. E, sejamos honestos, essa conexão virtual por meio de músicas, principalmente, foi super importante para uma injeção extra de ânimo e evitar o tédio. Já imaginou se não pudéssemos viver esses vínculos, mesmo que virtuais?

Além disso, podemos destacar os serviços de streaming, que ganharam muita força nos últimos meses, e virou um programa para todos aqueles que vivem sob o mesmo teto. Ou seja, a tela individual do smartphone deu lugar à tela coletiva da televisão. Neste caso, o online trouxe uma presença forte do ponto de vista coletivo, unindo pessoas. E uma leveza maior na necessidade de ficar em casa.

Um outro ponto que segue essa mesma linha de fortalecimento das relações virtuais em tempos de pandemia são as chamadas de vídeo. Em tempos de muitas mensagens e poucas ligações, durante o isolamento as longas chamadas realizadas por vídeos foram fundamentais para se ter um tempo agradável junto a familiares e amigos que não pudemos encontrar, algo que não estávamos tão acostumados assim. Assim, a modernidade nos permitiu minimizar a saudade nesse momento tão delicado.

No mundo corporativo, novas práticas e mentalidade

Mas, não foi apenas em nossa vida particular que as conexões virtuais ganharam força e nos apontaram caminhos. A rotina do trabalho mudou do dia para noite. Muitas atribuições que antes eram realizadas presencialmente, agora são executadas à distância. E a adaptação foi muito rápida graças à conectividade entre as pessoas.

O mundo corporativo teve de se ajustar, é verdade. Mas, muita mudança de rotina tem se mostrado muito mais adequada à nossa realidade. Por exemplo, hoje em dia estão acontecendo muitas reuniões em salas virtuais, que, diga-se, cumprem muito bem seu papel. Veja quanta economia de tempo e recursos podemos ter com essa prática! Só na economia de tempo considerando apenas o deslocamento, os ganhos são enormes. Sem falar em trânsito, emissão de gases, e por aí vai. 

Uma grande lição que podemos tirar dessa nova realidade é justamente essa: é possível resolver muitas questões apenas com conexões virtuais. O interessante é que para algumas funções mais específicas, há pouco tempo isso era inimaginável. 

É por isso que muitas empresas estão repensando grandes estruturas e união de pessoas ao mesmo tempo num só lugar. Trata-se de uma quebra de paradigma. E a consolidação do que antes poderia ser chamado apenas de tendência.

Aqui na Gama!, sabemos muito bem o que é essa realidade. Fortalecemos esses vínculos online há mais de uma década, coordenando trabalhos de alta qualidade à distância e conectando pessoas do mundo inteiro a partir dos idiomas, dos mais convencionais aos menos tradicionais.