Curiosidades: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Nesta semana, começa a 32º edição dos Jogos Olímpicos, um dos eventos esportivos mais esperados pelo público e pelos atletas, que ocorre a cada 4 anos. A capital japonesa Tóquio será a sede do evento, que acontece entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Já os Jogos Paraolímpicos estão marcados para acontecer de 24 de agosto a 5 de setembro. 

São esperados um total de 11 mil atletas de 200 países, em uma confraternização mundial entre povos de diferentes tradições e culturas. No total, os Jogos de Tóquio terão 33 esportes, 50 modalidades e 339 eventos com premiação de medalhas de ouro, prata e bronze.

Leia também:

As particularidades do português brasileiro

Enciclopédia de Antropologia compartilha conhecimentos de dentro da sala de aula

Os sons que influenciam nossos pensamentos

Veja abaixo cinco curiosidades sobre Tóquio 2020 que separamos para você!

1. Delegação brasileira

O Brasil será representado nos Jogos Olímpicos Tóquio por 302 atletas, que vão competir em 35 modalidades. O atletismo é o que reúne o maior número de competidores: 52. A natação, com 26 atletas, aparece na sequência. Apenas dois vão carregar a bandeira brasileira na Cerimônia de Abertura: a judoca Ketleyn Quadros, primeira brasileira a conquistar uma medalha em esportes individuais (bronze em Pequim 2008); e Bruninho, jogador de vôlei, dono de três medalhas olímpicas, inclusive de ouro na Rio 2016.

2. Novas modalidades

A edição 2020 dos Jogos Olímpicos de Tóquio terá quatro esportes novos, que passam a fazer parte da lista de modalidades que valem medalha. São eles: karatê, escalada esportiva, surf e skate. Desses, o Brasil terá representantes em apenas dois. No skate, são doze atletas, seis homens e seis mulheres. No surf são quatro, sendo dois homens e duas mulheres. Além disso, dois esportes voltam depois de ficarem ausentes nas duas últimas edições dos Jogos: beisebol e softbol.

3. Adiamento histórico

Pela primeira vez na história os Jogos Olímpicos tiveram de ser adiados por motivo que não fosse uma guerra. A pandemia de covid-19 fez o Comitê Olímpico Internacional passar a competição de 2020 para 2021 – inicialmente, o evento esportivo seria entre 24 de julho e 9 de agosto. Por conta da pandemia, os jogos não terão a presença de público nas arquibancadas. E mais: para evitar eventuais contaminações, os atletas não podem utilizar transporte público, bem como visitar lugares não permitidos pela organização.

Até então, o cancelamento ocorreu em outros três momentos. Em 1919, por conta da Primeira Guerra Mundial, quando a base seria a cidade alemã de Berlim. Depois, em 1940 e em 1944, em função da Segunda Guerra Mundial, quando a competição seria respectivamente em Tóquio, no Japão, e Londres, no Reino Unido.

4. Miraitowa: a tradição aliada à inovação 

Toda edição dos Jogos Olímpicos tem sua mascote. Desta vez, o protagonista é o Miraitowa, criado pelo artista japonês Ryo Taniguchi. O nome combina duas palavras japonesas: mirai, que significa “futuro”, e towa, que “eternidade”. Em síntese, a mascote quadriculada na cor azul representa antigas tradições e, ao mesmo tempo, comemora as inovações. Ou seja, é uma mescla entre o respeito ao passado, mas conectado com o futuro. De acordo com o seu criador, o personagem de desenho animado vive no mundo digital, porém, consegue se transportar para o mundo real.

5. Sustentabilidade em alta

As Olimpíadas de Tóquio 2020 têm um quê de sustentabilidade. Por exemplo, as medalhas serão produzidas com metais reaproveitados de lixo eletrônico. A tocha olímpica foi feita de resíduos de alumínio e os pódios, de resíduos plásticos. Enquanto isso, as 18 mil camas dos atletas na Vila Olímpica foram fabricadas com papelão.