A China é hoje uma das principais economias mundiais – responde por aproximadamente 15% das movimentações em todo mundo – e tem apresentado crescimento econômico consistente nos últimos anos, chamando a atenção de outras potências mundiais. O PIB do gigante asiático está na casa de US$ 15 trilhões, menor apenas do que os EUA.

Hoje em dia, o Brasil aparece como um dos principais parceiros comerciais da China. Em 1979, os dois países estabeleceram políticas comerciais que têm crescido desde então. No início da década de 1990, firmaram uma parceria estratégica, e, precisamente em 2009, o país asiático virou o maior parceiro comercial brasileiro. Três anos mais tarde, o relacionamento foi elevado para a condição de parceria estratégica global.

Leia também:

Cresce procura do idioma ucraniano no mundo

Conheça 5 vantagens ao contar com uma agência de tradução

Instituto Ibero-americano de línguas indígenas abre as portas na Bolívia

Mesmo com os desafios gerados pela pandemia global, as transações comerciais entre Brasil e China foram recorde em 2020. As exportações do Brasil para a China chegaram a US$ 67,7 bilhões, valor 5,9% superior comparado a 2018, a maior marca registrada até então.

Tradução em alta: mandarim para o português

Esse relacionamento estável dessas duas grandes nações promove centenas de visitas entre nativos de um país para o outro, além de milhares de documentos com trânsito entre China e Brasil. 

E, por conta das diferenças linguísticas notáveis entre mandarim e português, o papel do tradutor e intérprete profissional tem se mostrado cada vez mais importante. Afinal de contas, eles são o elo de conexão para transações seguras e, ao mesmo tempo, saudáveis.  

Só um tradutor ou intérprete conhecedor profundo do mandarim é capaz de permitir um diálogo produtivo chineses e brasileiros, seja em viagem de negócios, turismo ou na tradução de documentos do mandarim para o português, bem como do sentido inverso, ou seja, do português para o mandarim.

De acordo com Gabriela Slaviero, sócia da Gama! Traduções e Interpretações, tem sido notável a procura por tradutores de mandarim aqui no Brasil. 

“Temos visto nos últimos anos uma demanda crescente de solicitações de tradutores e intérpretes de mandarim aqui na agência. Os chineses estão cada dia mais presentes no Brasil querendo investir e abrir novas frentes de trabalho e precisam dos serviços de tradução para dar fluidez aos diálogos, tanto em visitas, que exigem os serviços de interpretação consecutiva, quanto em tradução de documentos do mandarim para o português”, conta Gabriela.

Relações culturais entre Brasil e China também são significativas

Apesar da distância territorial (um está no Ocidente e o outro no Oriente), e de línguas tão diferentes como português e mandarim, a China pode sim ser considerada parte da cultura brasileira. Sua culinária conquistou o paladar dos brasileiros, sem falar na medicina tradicional chinesa, como, por exemplo, a acupuntura e as artes marciais (Tai Chi Chuan). 

Vale citar ainda o Ano Novo Chinês, celebrado no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), uma grande festa anual que reúne centenas de pessoas nas ruas com arte, cultura, gastronomia e união dos povos na maior cidade da América Latina.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso