Conhecer um pouco do sotaque e as línguas nas mais diversas partes do mundo. Essa é a ideia do site Localingual, criado pelo estadunidense David Ding. Nesse ambiente virtual, que conta com um mapa interativo de várias partes do mundo, é possível ouvir frases, gírias e expressões de várias cidades.

Leia também:

Tradução do mandarim para o português se intensifica com parceria entre Brasil e China

Cresce procura do idioma ucraniano no mundo

Conheça 5 vantagens ao contar com uma agência de tradução

De acordo com o criador do site, a ideia da Localingual surgiu enquanto viajava em um mochilão pela Europa. “Cerca de 3 meses depois do início da minha viagem, estava vagando pela Ucrânia enquanto tentava aprender algumas palavras. Por mais que eu tentasse, eu massacrava as frases mais simples como ‘bom dia’. Foi difícil encontrar vozes ucranianas online, pois não é uma língua muito falada, então pratiquei fazendo algumas gravações de vozes de ucranianos com quem fiz amizade”, conta o jovem David Ding.

Plataforma colaborativa de diferentes línguas

Foi a partir desse momento em que passou a gravar áudios de nativos e então escutava algumas vezes para entender melhor e colocar em prática a pronúncia correta. Depois de coletar centenas de expressões, juntou todos os materiais na plataforma colaborativa.

“Sempre fui fascinado pelas diferentes línguas e culturas ao redor do mundo – ter sido criado bilíngue me fez apreciar tanto as grandes diferenças quanto as características sutis das línguas humanas”, acrescenta.

Interessante é que as gravações foram enviadas voluntariamente. Só que, além de ouvi-las, os usuários podem também contribuir com o Localingual gravando palavras ou expressões típicas da região onde moram. No campo dedicado à gravação, é preciso escrever o que foi dito, no idioma nativo e também em inglês.

“Meu sonho para este site é que ele se torne a Wikipédia das línguas e dialetos falados ao redor do mundo. Para isso, vou precisar da sua ajuda. Localingual ainda está em sua infância, então por favor me ajude a melhorar o site enviando feedback/solicitações de recursos”, pede Ding. O contato é david@localingual.com

Uma iniciativa e tanto, fala a verdade?

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso