Photo by Ryunosuke Kikuno on Unsplash
Os Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram na última semana e já bateu aquela saudade. Foram pouco mais de duas semanas intensas, com práticas esportivas para todos os gostos. Mais do que uma competição, as Olimpíadas são uma grande confraternização mundial, que une povos e tradições tão diferentes em um mesmo lugar.
As medalhas olímpicas são a glória máxima dos atletas, o grande objeto de desejo do evento. No total, 93 países foram premiados com ao menos uma medalha. Vamos conhecer os países com maior número de medalhistas olímpicos em Tóquio 2020?
1º Estados Unidos
2º China
3º Japão
4º Grã-Bretanha
5º Atletas da Rússia
6º Austrália
7º Holanda
8º França
9º Alemanha
10º Itália
11º Canadá
12º Brasil
Leia também:
São Paulo oferece curso gratuito de Língua Portuguesa para imigrantes
Museu da Língua Portuguesa reabre com novas experiências
Curiosidades: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Os Estados Unidos terminaram o evento em primeiro lugar, com 113 medalhas, sendo 39 de ouro, 41 de prata e 33 de bronze. A China terminou em segundo, com 38 de ouro, 32 de prata e 18 de bronze. O Japão, os donos da casa, terminaram na terceira colocação, com 27 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.
A Grã-Bretanha fechou sua participação com o quarto lugar na lista: 22 de ouro, 21 de prata e 22 de bronze, num total de 65 medalhas. E os atletas da Rússia ficaram em quinto, com 71 medalhas no total, sendo 20 de ouro, 28 de prata e 23 de bronze.
O Brasil fez sua melhor participação em Olimpíadas em sua história, terminando na 12ª colocação. Foram 21 medalhas no total em Tóquio, superando as 19 conquistadas na Rio 2016. À época, foram sete medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze. Desta vez, foram as mesmas sete de ouro, outras seis de prata e oito de bronze. Ou seja, a diferença foram duas de bronze a mais nesta edição dos Jogos Olímpicos.
Os medalhistas e as línguas
Quando analisamos os países medalhistas à luz das línguas, são nove línguas diferentes entre os top-12 do ranking. São eles o inglês, mandarim, japonês, russo, holandês, francês, alemão, italiano e português. O inglês tem três representantes: Estados Unidos, Austrália e Canadá. Todas as outras línguas são consideradas maternas de seus país. São eles: China, Japão, Rússia, Holanda, França, Alemanha, Itália e Brasil.
Além desse ranking, uma nova língua aparece na 14ª posição: o espanhol de Cuba. Na sequência, surgem o húngaro, o coreano, o polonês e o tcheco. Respectivamente, línguas principais de Hungria, Coreia do Sul, Polônia e República Tcheca, que figuram entre o 15º e o 18º lugares no quadro de medalhas. O norueguês, da Noruega, aparece na 20ª posição.
A próxima edição das Olimpíadas será em Paris, na França, em 2024. A espera já começou!