Photo by Ryunosuke Kikuno on Unsplash

Os Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram na última semana e já bateu aquela saudade. Foram pouco mais de duas semanas intensas, com práticas esportivas para todos os gostos. Mais do que uma competição, as Olimpíadas são uma grande confraternização mundial, que une povos e tradições tão diferentes em um mesmo lugar.

As medalhas olímpicas são a glória máxima dos atletas, o grande objeto de desejo do evento. No total, 93 países foram premiados com ao menos uma medalha. Vamos conhecer os países com maior número de medalhistas olímpicos em Tóquio 2020?

1º Estados Unidos

2º China

3º Japão

4º Grã-Bretanha

5º Atletas da Rússia

6º Austrália

7º Holanda

8º França

9º Alemanha

10º Itália

11º Canadá

12º Brasil

Leia também:

São Paulo oferece curso gratuito de Língua Portuguesa para imigrantes

Museu da Língua Portuguesa reabre com novas experiências

Curiosidades: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Os Estados Unidos terminaram o evento em primeiro lugar, com 113 medalhas, sendo 39 de ouro, 41 de prata e 33 de bronze. A China terminou em segundo, com 38 de ouro, 32 de prata e 18 de bronze. O Japão, os donos da casa, terminaram na terceira colocação, com 27 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.

A Grã-Bretanha fechou sua participação com o quarto lugar na lista: 22 de ouro, 21 de prata e 22 de bronze, num total de 65 medalhas. E os atletas da Rússia ficaram em quinto, com 71 medalhas no total, sendo 20 de ouro, 28 de prata e 23 de bronze.

O Brasil fez sua melhor participação em Olimpíadas em sua história, terminando na 12ª colocação. Foram 21 medalhas no total em Tóquio, superando as 19 conquistadas na Rio 2016. À época, foram sete medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze. Desta vez, foram as mesmas sete de ouro, outras seis de prata e oito de bronze. Ou seja, a diferença foram duas de bronze a mais nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Os medalhistas e as línguas

Quando analisamos os países medalhistas à luz das línguas, são nove línguas diferentes entre os top-12 do ranking. São eles o inglês, mandarim, japonês, russo, holandês, francês, alemão, italiano e português. O inglês tem três representantes: Estados Unidos, Austrália e Canadá. Todas as outras línguas são consideradas maternas de seus país. São eles: China, Japão, Rússia, Holanda, França, Alemanha, Itália e Brasil.

Além desse ranking, uma nova língua aparece na 14ª posição: o espanhol de Cuba. Na sequência, surgem o húngaro, o coreano, o polonês e o tcheco. Respectivamente, línguas principais de Hungria, Coreia do Sul, Polônia e República Tcheca, que figuram entre o 15º e o 18º lugares no quadro de medalhas. O norueguês, da Noruega, aparece na 20ª posição.

A próxima edição das Olimpíadas será em Paris, na França, em 2024. A espera já começou!

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso