Photo by Max Adulyanukosol on Unsplash

A Dinamarca é conhecida por ser um país rico não só do ponto de vista econômico, mas também na cultura, tradição e diversidade. Você sabia, por exemplo, que os dinamarqueses estão entre os povos mais felizes do mundo? Ou que Rainha Margrethe II é respeitada por sua intelectualidade e habilidade artística, inclusive no campo da tradução?

Separamos uma lista com dez curiosidades para você se aproximar um pouco mais desse simpático país nórdico. Confira!

Dinamarquês, sustentabilidade e felicidade

1

O dinamarquês é falado por 5,6 milhões de pessoas, segundo informações do Ethnologue, das quais 5,4 milhões estão na Dinamarca. Os demais falantes estão na Alemanha, Suécia, Ilhas Faroé e Groenlândia. Esses dois últimos, diga-se, são parte do território dinamarquês.

2

O país chama a atenção por unir desenvolvimento econômico com um modelo de práticas sustentáveis do ponto de vista da energia e emissão de CO2. Desde 1980, a economia cresceu 78%, enquanto o consumo energético ficou praticamente estável e as emissões de CO2 diminuíram.

3

O dinamarquês é uma das 24 línguas oficiais da União Europeia. O idioma passou a fazer parte do Parlamento Europeu no ano de 1973, curiosamente junto com o inglês. A língua inglesa, aliás, é falada como segundo idioma por 70% da população.

4

A Dinamarca ocupa o segundo lugar no ranking de país mais feliz do mundo, atrás apenas da Finlândia. A pesquisa World Happiness Report 2019 foi produzida por especialistas com informações da consultoria Gallup e da Organização das Nações Unidas (ONU).

5

A história da língua dinamarquesa pode ser dividida em três fases: antiga (800-100), medieval (1100-1525) e moderna, após 1525 até hoje. Este último momento contou com a influência da Reforma Protestante no desenvolvimento da língua.

Coroa dinamarquesa, dois hinos e rainha tradutora

6

A Dinamarca não aderiu ao Euro. Sua moeda é a coroa dinamarquesa (kroner, DKK). Para se ter uma ideia de seu valor, a taxa de câmbio é aproximadamente US$ 1/DKK 5-6.

7

A população da Dinamarca, hoje, é de 5,6 milhões de pessoas. Em 1769, quando aconteceu o primeiro censo no país, a população era de 798 mil. O censo, aliás, acabou substituído por contagem a partir do registro de pessoa física, o CPF dinamarquês.

8

A Rainha Margrethe II tem enorme respeito do povo dinamarquês. A rainha se destaca por sua proeza intelectual e por suas habilidades artísticas. Um fato curioso é que, junto com o Príncipe Consorte, Margrethe II traduziu várias obras literárias do francês para o dinamarquês e vice-versa. Em tempo, a monarquia dinamarquesa tem mais 1000 anos!

9

O idioma dinamarquês tem como uma de suas características uma base vocálica grande. São nada menos do que 27 vogais foneticamente distintas. Interpretar, portanto, é uma das artes dos que falam a língua.

10

O país nórdico tem dois hinos nacionais: ‘Der er et yndigt land’ e Kong Christian stod ved højen mast’. O primeiro, que significa “é um belo país”, valoriza o caráter bondoso do país, e é lembrado em datas comemorativas nacionais. Já o segundo, que pode ser traduzido como “Rei Christian se pôs em frente ao alto mastro”, fala das glórias dos heróis guerreiros de tempos passados. Este é mais tocado em dias comemorativos da Casa Real.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso