Photo by Myke Simon on Unsplash

O Brasil é conhecido pela enorme diversidade e riqueza cultural. Não apenas por ser um país de dimensões continentais e agregar povos e tradições tão diferentes num mesmo território. O estilo hospitaleiro e receptivo do nosso povo é um convite a outros povos e culturas que, independentemente das razões, escolhem o Brasil como sua residência.

E o convívio com pessoas de outros países nos permite entrar em contato com diferentes línguas e culturas, o que é uma experiência enriquecedora. Junta-se a isso o fato de a tradução e a tecnologia também contribuírem para se aproximar a novas realidades. Pronto: novos e promissores horizontes se abrem.

Portanto, separamos aqui algumas dicas para você se aproximar de outras línguas e culturas e vivenciar novas e agradáveis possibilidades.

Viver a arte de outros países

Um meio super acessível de viver novas experiências culturais é por meio da arte. O cinema é a primeira dica. Em um filme estrangeiro, mesmo que se leia a tradução na telona, ouve-se a língua com enorme clareza. Para os mais observadores, é possível também apreciar a arquitetura, notar os costumes e um pouco do modo de vida local.

A literatura é mais um recurso artístico interessante. A dica, portanto, mais do que ler um livro, é pesquisar e saber em detalhes a história de quem escreve, o contexto da publicação e tudo o que o cerca. Os livros são retratos de uma realidade e fazem uma conexão com a percepção e visão de mundo do autor. Pode ser um mergulho cultural profundo.

Visitar exposições de artistas estrangeiros também tem seu valor. Dá para seguir a mesma linha dos livros. Debruçar-se sobre o contexto da obra, a maneira do artista de ver o mundo, saber seus valores e costumes. Fazer isso é conhecer o ponto de vista do artista, que é resultado do meio em que ele vive.

Ainda dentro da ideia de publicações escritas, vale citar os mangás, muito populares no Japão. Ler as histórias e apreciar a arte oriental é um jeito de compreender e vivenciar essa cultura milenar tão rica. E por falar nos japoneses, o bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), é um capítulo à parte. Lá se encontra arquitetura, estilo de vida e gastronomia em um só lugar. Trata-se de uma verdadeira imersão cultural.

A experiência dos diferentes sabores

Depois da arte, a gastronomia é mais uma dica preciosa para entrar em contato com a cultura estrangeira. Muito mais do que experimentar sabores e sensações novas com temperos e modos de preparo aos quais não estamos habituados, comer uma comida de um determinado país é se juntar a uma tradição.

Por isso, absorva o máximo de informação que puder enquanto estiver no restaurante. Pergunte sobre as origens dos pratos, os ingredientes, quem os prepara, como é servido no país, entre outras questões. É bem possível que os responsáveis se sintam confortáveis e felizes em compartilhar seus costumes.

E como não falar da Oktoberfest? Essa tradicional festa da cultura germânica acontece em Blumenau (SC), desde 1984. Hoje, recebe cerca de 500 mil visitantes a cada edição. Há amor e respeito às tradições, música, dança, trajes e culinária típica. E muito chopp. É claro que vale a visita. 

Estudar e se desenvolver em uma nova língua

Aprender um novo idioma é mais um caminho a trilhar na busca por viver novas experiências culturais. Não importa se é inglês, espanhol, alemão, francês, italiano… O que realmente importa é a viagem que se faz para interagir com a língua. Porque o estudante precisará se dedicar para desenvolver as habilidades do idioma.

É muito mais do que gramática e conversação. É importante conhecer a história do país e da língua, entender seus costumes e tradições, sua percepção da realidade. Exatamente como faz um tradutor, inclusive. 

Ou seja, exige grande concentração e envolvimento total. Aqui, vale se aproximar de associações, entidades e participar de eventos e festas típicas vinculadas a língua.

Aproveite as dicas e boa diversão!

Leave a comment