Photo by Harvey Enrile on Unsplash

A Tailândia é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo. São cerca de 15 milhões de turistas por ano. Não por acaso. O país localizado no sudeste asiático destaca-se pelas lindas praias e beleza natural ímpar, povo acolhedor e sempre sorridente, além da vasta riqueza cultural. Tudo o que um viajante deseja encontrar, não é mesmo?

Assim, selecionamos cinco curiosidades da Tailândia para você descobrir um pouco mais desse país tão especial. Confira!

1. Democracia e monarquia lado a lado

Uma das curiosidades quanto à Tailândia é seu sistema político. Hoje, a melhor definição seria democracia parlamentar com uma monarquia constitucional. Em 1932, o país passou por uma transformação e o poder soberano, como manda o sistema democrático, passou para as mãos do povo.

A administração do país é conduzida pelo primeiro ministro, eleito a partir de voto aberto dos membros na Câmara dos Representantes. O rei, entretanto, segue como chefe de estado, e à frente do país como maior líder, acima da política partidária.

Importante ressaltar que a figura do rei é bastante prestigiada pelos tailandeses. Há imagens do poder real espalhados pelos quatro cantos do país. Desrespeitar o Rei, inclusive, é passível de punição. Afinal de contas, são mais de 700 anos de história e tradição da monarquia.

2. Tailandês: uma língua única

A língua oficial da Tailândia é o tailandês, ou siamês, como também é conhecido, já que remete ao Reino de Sião, seu antigo nome. O tailandês é a língua principal de comunicação do país, e utilizada como referência maior na educação escolar (apesar de o inglês também ser ensinado) e no que se refere aos assuntos governamentais.

Seu alfabeto é formado por 44 consoantes, 15 símbolos de vogais e mais quatro sinais de sons. Trata-se de uma língua difícil de se aprender para os ocidentais. Por exemplo, uma mesma palavra, dependendo da entonação, pode significar algo completamente diferente.

Em tempo, sim, o gato siamês carrega esse nome por ser oriundo dessa região.

3. O país do muay thai

Uma das artes marciais mais populares e praticadas no Brasil hoje em dia é o muay thai, ou boxe tailandês. Conhecida como a arte das oito armas, usa basicamente, de forma sempre combinada, mãos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. Com mais de 2 mil anos de existência, é bastante eficiente tanto do ponto de vista físico quanto mental, já que exige ótimo preparo físico, disciplina e autoconfiança.

Na Tailândia, é o esporte preferido da população com muitos praticantes que iniciam na modalidade bem cedo, por volta dos 3 anos de idade. É comum lutadores profissionais de vários lugares do planeta que querem se aperfeiçoar no muay thai passarem meses treinando no país.

4. A capital Bangkok e seu grande significado

Bangkok é a capital e principal cidade da Tailândia. Seu nome acabou suprimido diante de sua enorme extensão. Seu nome completo pode ser lido no alfabeto latino como Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit.

A tradução é Cidade dos Anjos, Grande Cidade dos Imortais, Cidade Magnífica das Nove Pedras Preciosas, Sede do Rei, Cidade de Palácios Reais, Casa dos Encarnados dos Deuses, Erguido por Visvakarman a Mando de Indra.

Grande e cheio de significados.

5. População e diversidade

A Tailândia tem uma população de cerca de 68 milhões de pessoas, dos quais 80% são tailandeses. 10% dos residentes no país são chineses e outros 3% malaios. O restante são minorias, povos tribais que vivem nas colinas.

Do ponto de vista religioso, o budismo da tradição Theravada é a doutrina dominante. Quase 90% dos tailandeses vivem essa confissão de fé. Pormenor: o maior Buda de ouro do mundo está no país asiático. O segundo maior grupo é formado por muçulmanos, que correspondem a quase 10%. Os cristãos são aproximadamente 0,7% da população.

Curioso é que o rei, mesmo seguindo a tradição budista, é considerado patrono de todas as religiões. Importante frisar que as diferentes religiões vivem em respeito e harmonia.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2023 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso