A língua portuguesa aparece hoje como o nono idioma mais utilizado em todo o mundo, de acordo com o site Ethnologue, especialista em linguística. São cerca de 250 milhões de falantes no planeta em pelo menos 10 países diferentes. E, ao que tudo indica, o idioma presente em todos os cinco continentes deve subir nesse ranking nos próximos anos. 

Especialistas acreditam que haverá um avanço importante da língua portuguesa até o final do século, sobretudo por dois fatores. O primeiro, o aumento populacional na África e, segundo, pelo crescente interesse dos chineses na língua de Camões e Machado de Assis.

Leia também:

Domínio Público: a biblioteca virtual disponível para todos

Muito além da língua: comidas típicas da América Latina

Mais de 1.500 idiomas podem se perder até o final do século, diz estudo

Fato é que o número de falantes do português subiu nos últimos dois anos, seja para integrar diferentes povos do ponto de vista cultural ou mesmo para dar conta e tratar de negócios globais.

O português e o crescimento da África

Atualmente, o Brasil é o espaço no qual a língua é mais usada: são cerca de 212 milhões de falantes, porém essa situação deve mudar no futuro. A expectativa é que, a partir de 2050, e até o fim do século, existam mais pessoas falando o idioma na África pela conjunção de dois fatores. 

Primeiro, por conta do encolhimento da população brasileira. Segundo, devido à explosão demográfica tanto em Angola quanto em Moçambique. 

Somados, os dois países africanos vão bater a marca de 266 milhões de habitantes em 2100, superando o Brasil, cuja população prevista é de 200 milhões. Os jovens desses países estão, nos últimos tempos, utilizando o português como língua principal, sobretudo quando pensam em suas carreiras profissionais.

Ásia e Estados Unidos

Na Ásia, destaque para a China, que tem investido no idioma. Até pouco tempo atrás, Macau, onde se fala português, chamava a atenção e aparecia como ponto de conexão entre a língua e o gigante país asiático. Hoje, a China, maior parceiro comercial do Brasil, vai além. Em todo território, mais de 50 universidades oferecem cursos de graduação em língua portuguesa, que despertam o interesse de mais de 5 mil alunos. 

A título de comparação, existe apenas um curso de graduação em mandarim no Brasil, oferecido na USP, Universidade de São Paulo. A intenção dos chineses é preparar profissionais para fazer conexões e negócios com muito mais facilidade e precisão, sem barreiras linguísticas.

Outro país que também chama a atenção nesse cenário é os Estados Unidos. O português tem aparecido com força principalmente no nordeste do país, nas regiões de Connecticut, Massachusetts e Rhode Island. Até porque nesses estados há uma grande concentração de falantes de língua portuguesa, não só brasileiros, mas também portugueses e angolanos. Inclusive, o português só fica atrás do inglês e do espanhol entre os mais falados por ali.

Esses exemplos deixam evidente o avanço da língua portuguesa no mundo, e essa expansão acontece de forma natural. O futuro é muito promissor para a língua no mundo.

Leave a comment

gama-branco

A Gama! surgiu da iniciativa de profissionais do mercado de tradução que, após 10 anos de experiência na coordenação de projetos de tradução escrita e interpretação simultânea, perceberam a carência do mercado por uma agência que seguisse padrões internacionais na qualidade dos serviços prestados e no relacionamento com o cliente – não importando onde o cliente esteja.

+55 11 2081-0447

 Envie um e-mail

2022 © Gama! Traduções e Interpretações. Política de Privacidade | Termos de Uso