Português, árabe e russo agora são línguas oficiais da Fifa

A Fifa, entidade máxima do futebol, ampliou seu leque de línguas oficiais para se comunicar com pessoas de diferentes partes do planeta. Assim, os idiomas árabe, português e russo passaram a fazer parte do seleto grupo de línguas da organização, que até então tinha apenas outras quatro línguas com esse status: inglês, espanhol, francês e alemão. 

Leia também:

O que é tradução não é? Veja lista com 5 pontos

Plataforma colaborativa mostra sotaques e línguas em todo o mundo

Tradução do mandarim do português se intensifica

Na prática, isso quer dizer que os comunicados principais da organização serão, a partir de agora, traduzidos também para russo, árabe e português. Ao mesmo tempo, atas e documentos mais corriqueiros continuam sendo traduzidos apenas para três línguas: o inglês, o espanhol e o francês. Detalhe: dentro da Fifa, o inglês é usado como base quando, eventualmente, há qualquer divergência relacionada à linguagem. 

Árabe para facilitar a comunicação para Copa do Mundo no Catar

As conversas para a inclusão das três línguas começaram ainda no final de 2021. Inclusive, em dezembro último, Gianni Infantino, presidente da Fifa, havia comentado publicamente sobre a incorporação do árabe como língua oficial, até por conta da próxima Copa do Mundo, que será realizada entre novembro e dezembro de 2022 no Catar.

A novidade envolveu uma mudança no estatuto da Fifa, que fala especialmente das línguas, ou seja, o artigo 9. As associações votaram pela entrada de árabe, português e russo em um congresso da entidade, realizado no último dia 31 de março, em Doha, no Catar.

Por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, e o russo ser um dos três novos idiomas envolvidos, a Fifa agiu com discrição a fim de evitar polêmicas. Tanto é que houve muita discrição na ocasião da votação, que, ainda assim, teve transmissão ao vivo. 

Os representantes de cada associação receberam a proposta com antecipação para se preparar para o voto. Dos 210 aptos a votar, 187 escolheram o Sim, 4 a opção Não e outros 19 resolveram se abster. O voto dentro da Fifa, diga-se, é secreto.

Leave a comment