Photo by Ingrid Vasconcelos on Unsplash
A comunicação é parte importante de nosso ser. Na maior parte do dia falamos, ouvimos, conversamos e trocamos experiências com outras pessoas, tanto do trabalho quanto de nosso convívio social. Se não estamos falando, estamos sempre escrevendo ou lendo. Essa é a dinâmica da vida.
Por essa razão, a bem da verdade é que motivos não faltam para conhecer e dominar profundamente a própria língua, no caso o Português. Até porque, é nosso dever enquanto cidadãos estar intimamente ligado à língua portuguesa, nossa língua mãe. As raízes, a cultura, a arte, tudo, de um jeito ou de outro está conectado com o idioma.
Leia também:
Atividades culturais online para entretenimento em casa
Página traduz expressões divertidas do português para o inglês
Conheça o vocabulário de Machado de Assis
Separamos aqui alguns motivos que mostram a importância de conhecer a fundo nossa língua. Quem sabe não sirva de incentivo para você mergulhar nos livros… Confira!
Comunicação mais eficiente
Quando se conhece melhor a própria língua, melhora-se a comunicação num aspecto geral. O raciocínio fica naturalmente mais lógico, a construção das frases também, assim como a escolha das melhores palavras para transmitir a ideia. Logo, a mensagem fica muito mais clara para o receptor, evitando ruídos.
Além disso, conhecendo melhor a língua portuguesa, aumenta-se o poder de interpretação de texto, pensamento crítico e, ao mesmo tempo, diminui-se o risco de cair em ciladas, como as fake news, tão propagadas hoje em dia.
Gosto pela leitura
Ler autores nacionais, como os clássicos da literatura brasileira, a exemplo de Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Eça de Queiroz, João Guimarães Rosa, entre outros, vai ampliar o gosto pela leitura. E, sem dúvida, a leitura é um jeito de se aprofundar nos conhecimentos da língua portuguesa, sem um estudo rigoroso e sistemático.
Vale também se dedicar aos autores mais contemporâneos, que utilizam termos e palavras que estão presentes em nosso cotidiano, como Adélia Prado, Luís Fernando Veríssimo, Milton Hatoum, Chico Buarque, entre muitos outros. Lembre-se: quem lê se expressa melhor e amplia o vocabulário. É só benefícios.
Flexibilidade nos diferentes ambientes
A língua está sempre se transformando, evoluindo. E quem mantém-se ligado a essas transformações e está sempre lendo e se aprofundando no português, consegue usar melhor a língua nas suas variadas situações. Ou seja, consegue melhor aproveitá-la, de acordo com as pessoas e os ambientes.
Por exemplo, consegue usar a norma culta para realizar trabalhos acadêmicos, se comunicar com eficiência no trabalho entre outras necessidades. Também, pode interagir muito bem quando o espaço e o ouvinte pedem uma informalidade maior, como nas conversas entre amigos e expressão nas redes sociais. Porém, essa flexibilidade só é possível quando se conhece a fundo a própria língua.
Evolução profissional
O avanço na carreira profissional passa obrigatoriamente pelo bom conhecimento da língua portuguesa. Afinal, bons cargos exigem, por essência, liderança, excelente nível cultural e, é claro, bom poder geral de comunicação.
Quem domina o seu idioma, consegue se expressar melhor para seus colegas de trabalho e ainda para o público externo, seja em uma reunião presencial ou online ou mesmo ligação, e-mail ou mensagem. Tudo fica mais fácil. Por consequência, consegue deixar mais evidente seus anseios e necessidades.
E, se conhecer outras línguas, como por exemplo, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, melhor ainda! Sempre é tempo de estudar!