Photo by Chris Montgomery on Unsplash

O isolamento social, consequência da pandemia de Covid-19 que assola o mundo atualmente, trouxe à tona algumas realidades, entre elas a de eventos online. Não faz muito tempo considerávamos que um evento só poderia ser bem-sucedido se tivesse a participação presencial de pessoas. Porém, hoje em dia já está claro que a realidade não é bem assim.

Com a impossibilidade de sair de casa, muitos eventos outrora realizados presencialmente tiveram de se adequar às pressas ao recomendado distanciamento social. E, ao que parece, os resultados, passados alguns meses, parecem positivos. 

De um lado os organizadores, que tiveram de correr e antecipar projetos para se atualizar, parecem ter entendido a nova realidade. Do outro lado, o público, em princípio, mostrou-se receptivo às conexões virtuais.

Leia também:

Atividades culturais online para entretenimento em casa

A importância de conhecer a fundo a própria língua

Projeto convida pessoas a escreverem para superar pandemia

As lições que aprendemos com o fortalecimento das conexões virtuais

A bem da verdade é que se fizermos um exercício reflexivo pensando nas tendências futuras, é muito provável que alguns eventos sigam nesse formato online. No máximo, um sistema híbrido, dependendo do caso. Mas prioritariamente presencial, como sempre foi, parece pouco provável nesses novos tempos. A análise, sem dúvida, será mais criteriosa.

Motivos não faltam. Por exemplo, com eventos online, o custo de produção é consideravelmente menor e a interação entre os envolvidos pode ser naturalmente maior. Sem falar na economia de tempo, já que se elimina o deslocamento de um ponto até outro, além da abrangência, que pode ser muito maior por conta da facilidade de conexão virtual.

Eventos online para todos os fins

Se antes não se percebia tanto as facilidades de encontros virtuais, agora já não resta nenhuma dúvida que se trata de uma possibilidade real e inteligente em muitos casos.

Um exemplo rotineiro de evento clássico costumeiramente presencial e que se tornou online nos últimos meses foram as reuniões profissionais. Tanto encontros internos de equipes de uma mesma empresa quanto no trato com fornecedores ou clientes, ou seja, reuniões com terceiros. Esse, aliás, foi um grande paradigma vencido, algo extremamente importante para todos os lados envolvidos, sem dúvida alguma.

Desde o início da pandemia, os eventos online contemplaram desde ações mais profissionais e ligadas ao mundo corporativo, como congressos, simpósios, workshops, seminários, cursos e treinamentos, como também eventos para entretenimento, como shows musicais, apresentações teatrais, debates, eventos esportivos, entre outras atividades para cultura, lazer e diversão. Teve até festas de aniversários e casamentos online, tudo para não perder as datas previamente marcadas.

Mentalidade virtual em alta

Não à toa, plataformas com abordagem online como Congresse.me, InEvent, ClapMe, Sympla, Zoom, entre tantas outras, cresceram exponencialmente e expandiram seus negócios em meio a pandemia. Trata-se de uma nova realidade.

A importância dos eventos online hoje em dia é mais um passo na consolidação dessa mentalidade virtual, que já teve início alguns anos atrás, mas que ganhou forma e, sobretudo, respeito nos últimos meses. Está mais do que claro: é possível realizar grandes feitos utilizando uma internet de banda larga, tão acessível nas empresas e, agora, nos lares. Nós aqui na Gama!, que trabalhamos online há tempos, sabemos muito bem disso.