Jogo online de palavras ganha fama repentina e novas versões em várias línguas

Wordle. Esse é o nome do jogo online de palavras que estourou rapidamente e ganhou fama praticamente do dia para noite. Trata-se de um jogo simples, em que os usuários precisam adivinhar a palavra do dia com cinco letras, em até seis tentativas.

O desenvolvedor do jogo é o estadunidense Josh Wardle, de Nova York, que criou o conceito da atração especialmente para a namorada Palak Shah que, durante a pandemia, pegou gosto por jogos envolvendo palavras.

Leia também:

Conheças as 4 línguas mais próximas do português

Duolingo mostra os idiomas mais estudados no Brasil e no mundo 

Domínio Público: a biblioteca virtual disponível para todos

O que Wardle não poderia imaginar é que sua criação fosse atrair tanta gente e tão rapidamente. Amigos próximos e familiares do inventor gostaram da ideia, o que fez Wardle compartilhar o Wordle com um público maior, o que não estava previsto de início. Pouco mais de três meses depois, são milhões de usuários em todo o mundo que tentam descobrir qual é o enigma do dia em diferentes línguas.

222 versões do jogo online em 79 línguas

Inclusive hoje, neste momento, existem nada menos do que 222 versões do jogo em 79 línguas. E o jornal New York Times comprou os direitos do jogo por uma quantia considerável, só que não revelada.

“Desde que lancei o Wordle, fiquei espantado com a resposta de todos que jogaram. O jogo cresceu bem mais do que eu imaginava – o que talvez não seja lá uma grande façanha já que a expectativa era conquistar apenas uma pessoa”, comentou em uma rede social.

O professor britânico Sam Lake, que mora em Hong Kong, afirma que o jogo realmente ganhou terreno, ao menos com seus amigos. Segundo ele, muitas pessoas dividem as pontuações conquistadas diariamente. E, mesmo que a versão principal seja em inglês, como poliglota que é, o professor se aventurou em outras versões, em outras línguas.

Lake foi atrás do jogo em sueco, mandarim e coreano, além do já citado inglês. De acordo com ele, o jogo variou por conta das particularidades de cada um dos idiomas.

Aprendizado e o exemplo em português

Um ponto interessante que o jogo despertou nas pessoas é utilizá-lo dentro do contexto da educação. E isso foi visto em várias regiões do mundo. Por exemplo, um pai estava disposto a auxiliar seus filhos no aprendizado do galês. Assim, desenvolveu um desafio específico para as crianças no idioma. 

Outro exemplo é o de um desenvolvedor de software canadense, que criou uma versão de uma língua indígena local, chamada gitksan, junto com seu trabalho em uma universidade, a fim de desenvolver um aplicativo de dicionário para esse idioma em especial.

Por fim, vale citar o brasileiro Fernando Serboncini, que lançou uma versão em português. Ele diz que sua motivação inicial era impactar alguns amigos e, pouco tempo depois, em cerca de uma hora, dez mil pessoas estavam se divertindo com o jogo de palavras. Hoje, são aproximadamente 400 mil jogadores.

Questionado sobre o motivo pelo qual acredita que o Wordle e suas versões tornaram-se tão popular em pouco tempo, ele diz que é a natureza simples do jogo. São poucos minutos de entretenimento, sem disputar a atenção por longos períodos.

1 Comment

  • Gusttavo Lima
    Posted 01/09/2022 11:27 0Likes

    Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando, parabéns.
    Jennifer Lawrence Altura Abraços 😉 !

Leave a comment