Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

A 26ª edição da Bienal do Livro de São Paulo, que estava prevista para acontecer entre 30 de outubro e 8 de novembro, acabou em junho último sendo adiada para 2022, por conta da pandemia do covid-19. 

O tradicional evento literário foi reagendado para ocorrer de 2 a 10 de julho de 2022, no Expo Center Norte, na capital paulista. A edição do Rio de Janeiro do tradicional encontro, porém, está prevista para 2021, entre 3 e 12 de setembro. A Bienal alterna ano a ano com edições em São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro, “a intenção do adiamento é garantir que o público e as empresas possam voltar a frequentar o espaço físico do evento em segurança e com responsabilidade”. Tavares acrescenta: “em 2022, vamos oferecer novas formas de interação entre leitores, escritores e expositores para uma experiência ainda melhor”.

Leia também:

Curiosidades: as 7 maravilhas do mundo e suas línguas

Veja 6 fatos interessantes sobre o Vietnã

A nova realidade dos eventos online

Encontro virtual de leitores

Mas, para não deixar o público que adora leitura esperando por tanto tempo, a organização da Bienal anunciou um evento extra, totalmente digital, a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo. Assim, o maior evento literário da América Latina vai acontecer entre os dias 7 e 13 de dezembro, numa plataforma totalmente digital. 

O objetivo da Bienal Virtual, segundo os organizadores, é conectar pessoas e livros, e promover entretenimento para os leitores no conforto de sua casa, em qualquer lugar do planeta. Esta, aliás, será a primeira vez que o mercado editorial brasileiro estará disponível para conexões com leitores não só do Brasil, mas de todo o mundo.

O evento virtual reunirá, em um só lugar, leitores, escritores, parceiros, editores, distribuidores e livrarias. Na nova plataforma, que segue em constante desenvolvimento, será possível adquirir livros, assistir palestras e, também, realizar negócios.

Para garantir um lugar na Bienal Virtual, evento 100% online, basta fazer um cadastro simples e gratuito no site https://www.bienalvirtualsp.org.br/. A programação de palestras está em fase construção.

Fomento ao mercado editorial brasileiro no exterior

A expectativa da Câmara Brasileira do Livro é reunir cerca de 150 expositores e receber mais de um milhão de visitantes na plataforma. 

“Pela primeira vez, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão participar dessa grande festa, conhecendo as novidades, fazendo bons negócios e aproveitando as palestras que jamais estariam disponíveis de outra forma”, afirma Tavares.

Além da interação com o público, estão previstas rodadas de negócios entre companhias brasileiras e estrangeiras com debates sobre a situação atual do mercado editorial no Brasil e no mundo. Esses eventos serão exclusivos para as empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers – projeto que apoia a internacionalização do conteúdo editorial brasileiro feito em parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).